Capa » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Passo a passo: Tratamento de imagem básico no Lightroom

Passo a passo: Tratamento de imagem básico no Lightroom

Vou  demonstrar com este pequeno artigo, um fluxo de trabalho no Lightroom para tratar uma foto em RAW (pode ser JPG também, no entanto, terá uma latitude menor para “mexer” na exposição, etc) de forma básica e simples, usando como ponto de partida o Developer Preset LB-ZiBasic que fiz exclusivamente para este post.

Usarei um retrato comum da minha prima Zi (bonitinha né? e olha que já tem uma certa idade, e por favor, se alguém a conhecer, não mostre isto! eu poderei não existir mais) segue o  passo a passo para chegar ao resultado abaixo:

antes-depois

Devido a problemas de calibração, em alguns monitores pode parecer que o tom de pele esteja muito “amarelado”, um pouco mais escura, enfim, não tem problema, é só você fazer alguns ajustes finos usando os diversos  parâmetros do Lightroom ao seu gosto ou de acordo com o que vê em seu monitor.

Arquivo RAW | Original

Arquivo RAW | Original

A foto  RAW usada no exemplo é essa aí ao lado, original e sem nenhum ajuste.

Conforme mencionei acima, aplique na foto o preset LB-ZiBasic onde irá adicionar a imagem meio ponto na exposição, um pouco de nítidez, vibrance, clarity, saturação, adicionará também valores as curvas de tom e vinheta.

Feito isto, vamos usar a ferramenta Adjustment Brush para suaviazar  a pele e “esconder” um pouco as imperfeições, para isto utilize o preset de ajuste Soften Skin, que basicamente  subtraí um pouco do Clarity da imagem, deixando-a mais suave.

Pinte toda a aréa da pele, evitando os contornos, cabelos, olhos, bocas, sobrancelhas e tudo mais que não for pele, conforme a foto abaixo.

Adjustment Brush | Soften Skin

Adjustment Brush | Soften Skin

Em seguida, ajuste o controle deslizante Amount para algo em torno de 70, mas como cada foto é um caso diferente, você pode escolher um valor que melhor lhe agrade.

Para que a área pintada fique destacada de vermelho, conforme a foto de demostração, pressione a letra “O” para ativa-la, e “O” novamente para desativa-la.

Feito isto, verá que o aspecto da pele ficou mais suave, e só aí já conseguimos ganhar alguns anos para a fotografada, sem ficar aquele efeito plastificado e artificial que geralmente vemos em revistas.

Observe que na foto temos mais dois pontos de ajuste além do usado no Soften Skin, vamos falar agora sobre o ponto que esta sobre os olhos, mais precisamente no branco dos olhos, para isto usei o preset de ajuste Whiten Eyes, o mesmo irá deixa mais branco a área pintada. Algumas pessoas têm nessa parte  um tom puxado para o marron, ou meio avermelhado,  simplesmente porque estourou alguma “veinha” ou porque fumou alguma coisa, enfim, com este controle podemos resolver isto.

Você pode baixar este Adjustment Preset, aqui.

Pinte toda a área branca dos olhos, depois, ajuste o controle deslizante, Amount para algo entre 50 e 70, cuidado para não exagerar, pois pode parecer muito artificial, muito branco.

Feito isto, passaremos então para o clareamento dos dentes, usaremos  um preset chamado Whitening Teeth que pode ser baixado aqui, 92.6% dos retratos com sorriso precisaremos dar uma clareadinha nos dentes, para quem usa o Photoshop sabe que fazer isto por lá também é relativamente simples, mas no Lightroom, isto é MUITO simples e rápido.

Adjustment Brush | Teen

Adjustment Brush | Teen

Pinte todos os dentes, evitando a separação entre os mesmos além dos lábios e gengivas.

Uma dica interessante, é deixar habilitado o Auto Mask para evitar a invasão do pincel em áreas diferentes a que você esta trabalhando, para isto, com o Adjustment Brush selecionado, pressione a tecla de atalho “A”.

Neste momento a foto já esta quase pronta, vamos agora limpar a pele de espinhas e marcas não desejadas usando a ferramenta Heal (atalho, tecla N) repare na foto abaixo, retirei algumas marcas no nariz, queixo e região.

Heal

Para finalizar, vou fazer um recorte quadrado 1×1 utilizando a ferramenta Crop Overlay (atalho, “R”), mas antes, veja o resultado final na imagem abaixo, sem o recorte.

Resultado final sem crop

Resultado final sem crop

Abaixo a foto com o Crop em ação, repare que a ferramenta cria as grades que representam a famosa  Regra dos Terços, um recurso muito interessante para melhor definir a “nova” composição.

Resultado final sem crop

Resultado final sem crop

Para quem tem instalado o Lightroom 3, talvez deseje usar a ferramenta Post-Crop Vingnetting que serve para ajustar melhor a vinheta após seu crop, lembrando que este recurso não existe na versão 2 ou inferior.

Pronto! Agora vale lembrar que um preset sempre é um ponto de partida, até mesmo porque, cada foto tem uma exposição ou uma particularidade distinta, nunca esqueça isto, não pense que usando um preset a foto ficará 100% pronta em todos os casos.

Um grande abraço, e espero que tenha gostado. Sempre em frente!

Resultado final sem crop

Resultado final sem crop

[missing filename in your download code]

28 comentários

  1. Dicas anotadas, presets baixados, gostei muito!
    Obrigado por compartilhar!!!
    abs!

    • Obrigado a você Samuel, pelo seu feedback!

      • Robson dicas preciosas, Parabéns !!! Estou iniciando no ramo da Fotografia e gostaria de saber qual versão do Lightroom seria melhor para iniciar a edição ? Estava editando levemente fotografias em JPG pelo Photoscape, e gostaria de editar em RAW pelo Lightroom. Possuo uma câmera q permite tirar fotos em RAW !!! Obrigado !!!

  2. amigo, descupa te incomodar, primeiro muito obrigado por essas dicas maravilhosas, agora depois que que fiz esses procedimento para instalar ele não aparece, ta dentro da pasta mais não aparece no LR????

  3. Valeu Junior!
    Vc salvou na pasta …LightroomDevelop Presets ?

    De uma “olhada” neste meu podcast tbm, sobre como instalar presets: http://www.pixfoto.com.br/lightroom/index.php/como-instalar-presets/

  4. Robson, meu querido, obrigada por mais um tuto maravilhoso. :)
    Bjo,
    Loreta

  5. Onde posso baixar os presets de ajuste “Soften skin”, “Whiten eyes” e o “Whitening teeth” ??? Adorei seu post, muito bom. Obrigada!

  6. Excelente dica Robson, sempre bom alguém experiente no Ligth deixar informações importantes!
    Abrass

  7. Muito bom seu tutorial.
    O Resultado é excelente, com uma aparencia super natural, de uma forma rápida e prática.
    obrigado

  8. Robson,

    Tenho o LR 2.0 que ganhei de um colega, gostaria de saber:

    1) Ele está em ingles e pouco entendo; é possivel passar para português

    2) Vi que existe duas opções, manual e automático, como devo usa-lo?

    abraços,
    Jorge

  9. Tenho o LR 3.2, mas é “impossível” instalar presets nele. Já tentei de tudo, mas não rola. Alguma luz? :o)

  10. Vou treinar esse, o meu é em português, as vezes fico perdido para achar a opção, mas vamos que vamos! Excelente artigo.

  11. Marcia Simões

    Valeu Robson, obrigada pelas dicas, me ajudaram na conclusão de um trabalho. Dicas de outro!!

  12. Valeu pelas dicas, agora eu preciso tratar 1200 fotos, tem alguma forma de automatizar o processo.
    Eu estou no Rio de Janeiro, vc indica ou conhece algum lugar onde tenha treinamento para lighroom?
    Antecipadamente grato e continue assim, obrigado
    Saude e luz

  13. WELLITON BARBOSA

    Parabens pelo site muito bom… brigado por tudo que tem postado.. SUCESSO ABRAÇO….

  14. os links para downloads dos presets estão com erro.

  15. Caro Robson,
    Li atentamente tua descrição no uso dessa ferramenta, mas tenho muitas dúvidas…
    O que significam as ‘bolinhas’ brancas ora preenchidas por um ponto negro, ora não?
    Como você consegue delinear tão perfeitamente o rosto e o corpo com o pincel, sem “manchar” outras áreas?
    Como se muda (na foto-modelo) do modo “suavizar tom de pele” para “clareamento de dentes”?
    E como você consegue delimitar os efeitos de clareamento de dentes e parte branca do olho do restante da foto?
    Tenho a versão 4.1 do Lightroom e sou completamente neófito no programa!
    Agradeço antecipadamente tuas explicações.
    Grato!

  16. Robson, em tempo:
    Por quê o traçado do pincel ficou de repente da cor verde?

  17. olá, boa tarde! como faço pra receber dicas do lightroom?

  18. Que pena o endereço já era
    ===
    Bem-vindo a página de erro 404!
    Bem-vindo a nossa página de erro personalizada. Você está vendo esta página porque clicou em um link que não existe mais. Provavelmente isso é uma falha nossa… mas ao invés de exibir a página básica de ‘ERRO 404′ que é confusa e não explica nada, nós criamos esta para explicá-lo o que houve de errado.
    Você pode: (a) Clicar no botão ‘Voltar’ em seu navegador e tentar navegar em nosso site a partir de outras páginas, ou (b) Clicar no no link a seguir para voltar a página inicial.
    Voltar à página inicial »

  19. Parabéns pelo artigo, hei e essa sua prima aí hein…. mesmo na imagem sem tratamento, gaaaaata! pego facil!!

  20. Muito obrigada pelas dicas!

  21. Valeu Robson… Você é muito bacana em passar estas dicas tão relevantes sobre os recursos do Ligthroom. Show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>