Capa » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Trabalhando com formato .nef (Raw)

Trabalhando com formato .nef (Raw)

Olá, sou André Fernandes e esse é meu primeiro artigo no LB. Fica o agradecimento ao Robson pela confiança e a todos os leitores do LB um grande abraço!

Sei que muitos fotógrafos não utilizam o formato raw pelo tamanho do arquivo, mas principalmente por não saber como trabalhar com esse formato.

Vai aqui umas dicas muito importantes, mas primeiro vamos saber, o que é RAW?

RAW, é um formato de arquivo digital que contém a totalidade dos dados da imagem tal como foi captada pelo sensor da câmera fotográfica. O formato RAW não costuma levar aplicada a compressão como ocorre com o popular JPEG.
Como RAW contém todos os dados da imagem captada pela câmara e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bits/píxel — seus arquivos têm um tamanho muito grande, salvo quando são comprimidos. É muitas vezes chamado de “negativo digital” pois é equivalente a um filme negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contem todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem RAW para um formato visível é muitas vezes chamado de revelação de imagem RAW
O formato é aceito pela justiça brasileira como prova em um tribunal.

Voltando ao assunto, vc pode começar aprendendo a visualizar o formato em seu computador.
Existem várias formas para isso:

O software free Picasa permite vc visualizar, mas apenas dentro do programa.
Temos também o GIMP que se parece com um Photoshop de 2º linha ( ou talvez 3º.. ou .. )
O Software mais indicado para uso é o LIGHTROOM 3.

Mas uma coisa chata é; como visualizar o formato .NEF?
Psé meus caros, isso é simples.
Existem alguns programinhas desconhecidos e perdidos na net que lhe ajudam nessa hora.
FastStone, o Nikon CODEC, o UFRAW, o Raw Therapee e por aí vai…
Também vc pode utilizar no novo Photoshop CS5 o plugin Camera RAW, sendo gratuito seu download.

Fica a dica para quem tem medo ou encontra problemas com esse formato.
Confesso que uso a mais de 1 ano, e desde que descobri o “jeito” não importa quantos Hd’s venho a ter ( to lascado ), vale cada centavo, pois seu modo de ver, fotografar, editar e finalizar seu material muda completamente!

André Fernandes | fotógrafo

Aputure

22 comentários

  1. Depois que aprendi a trabalhar com RAW, não fotografo mais em JPG… Fato!

  2. Estou começando a fotografar em RAW, e gostaria de saber qual a melhor configuração a se usar na câmera!! Vejo que em ISOs Altos (1600, 3200, etc…), o ruido fica muito acentuado!! Devo usar uma redução de ruido direto na camera, ou fazer isso na edição??

  3. Nas SLR’s tem opção para redução de ruido na hora de fotografar. Eu particulamente não recomendo. A redução de ruídos da própria cam é muito insignificante. Você pode usar algumas técnicas no Photoshop, utilizar plugins e o Lightroom.
    Eu uso o Lightroom.
    Sobre qual conf. utilizar, não tenho como especificar, pois não seu qual sua SLR, ou o tipo di seu trabalho.
    A dica é que você mesmo se adapte, e que chegue até onde vc pode abusar dos recursos da sua SLR.

  4. carlos ernesto falci

    Sou Fotografo profissional a 15 anos , sempre usei raw no meu trabalho profissional ou particular , não sei qual foi a ultima vez que usei jpeg, ficando este somente para entrega do trabalho final como tirar cópias e entregar ao cliente;por ser um formato que captura a foto como foi feita pela camera.Quanto a ocupar espaço sem faço backup em DVD e guardo como segurança e arquivo.Este formato permite trabalhar a foto em seu formato cru, como se vc. tivesse um negativo sem revelá-lo e poder modifica-lo sempre que quizer sem alterar as imformações originais pois sempre que a foto é aberta no photoshop em jpeg sofre alterações , quanto a visualizar todas as cameras formecem um cd programa de visualização simples .Utilizo com photoshop o lightroom 3 e o cs5 que foi muito melhorado.

  5. Depois que eu comecei a utilizar RAW a primeira coisa que eu pensei depois de ver o resultado das fotos foi: “PORQUE RAIOS EU FIQUEI TANTO TEMPO UTILIZANDO JPEG?”.
    A princípio, meu medo mais bobo era dar algum erro e não conseguir abrir as imagens de jeito nenhum, mesmo com o programa recomendado e deixar o cliente na mão. Imagine?
    RAW e Lightroom são meus dois tesourinhos.
    Adorei o post, André. Parabéns e muito sucesso ;)

  6. Muito obrigada mesmo. Salvou meu dia. Parabéns e sucesso no trabalho. :)

  7. Olá, tirei fotos niver do meu primo de 2 aninhos! FORMATO NEF ..To com Lightroom 2, e não consigo abrir as fotos nef para converter e como eu facço ?! E tenho q instalar o 3 ou camera raw ? grata. bjos

  8. É o seguinte eu comprei um pendrive com esse formato (RAW), ao abrir ele da erro, mas preciso usar o pendrive ele tem 32 GB e não quero jogar fora como você trabalha com isso você sabe como formata-lo para NTFS,FAT32 ou qualquer modo para que eu possa usar meu pendrive?

  9. Obrigado pelas dicas.

  10. queria editar uma foto no CS5.1 em formato raw e salvá-la em raw (no mesmo formato) tem como? não estou conseguindo!

  11. Olá, André Fernandes!
    Cara, preciso de ajuda, é o seguinte: fiz dezenas de imagens no formato RAW. As fotos ficaram muito boa, mas elas só aparecem no computador como vejo no visor lcd da máquina em um programa da própria Nikon. Quando abro em outro programa as cores mudam e ficam bem apagadas Como devo proceder para que as imagens fiquem da forma que vejo no visor?

    Fico grado por uma eventual ajuda, abraço!

    Diogo Cabral

  12. Estou tendo também problemas de ruido em Iso alto comecei a fotografar agora em Raw, como corrigir isso no Lightroom 4? Já vi varias fotos em Raw e realmente ficam muito perfeitas.

  13. Uma pergunta, depois do tratamento em RAW, qual arquivo indicado para ser enviado às empresas que produzem os Foto Albuns e se for enviadas em JPEG, perco a qualidade de impressão?

  14. Olá meu arquivo em Raw aparece encriptado no nero. e nada abre.
    como resolvo?

  15. Como faço para abrir as fotos em raw no lightroom 4? Não estou conseguindo

  16. @chucky
    Oi amigo, aí há uma pequena confusão. O formato RAW a que o artigo se refere diz respeito a formato de arquivo fotográfico. O formato RAW de seu pendrive é um tipo de formatação de partição de disco. É o mesmo nome usado para duas coisas diferentes… Pra usar teu pendrive tente formatá-lo com formato de partição NTFS. Abraço!!

  17. Comprei uma nikon D3200 a pouco tempo, e notei que as fotos no formato .NEF saem com uma listra rosa bem fininha n lado direito.. é normal? pode ser o programa que uso para abrir, ou o computador? só sai nas fotos com esse formato, e só aparece quando visualizadas no computador. Muito obrigada.

  18. Fotografei em RAW, “baixei” da câmera Nikon D7000 para imagens, no meu PC, mas, NÃO CONSIGO ver as imagens… Fica aparecendo que os arquivos estão em NEF… o que devo fazer???

  19. Bom dia… vc sabe dizer se o arquivo nef pode ser usado de alguma forma no indesgner?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>