Capa » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Filtro Graduado e Pincel de Ajuste | Lightroom 3

Filtro Graduado e Pincel de Ajuste | Lightroom 3

Oi gente! Bem vindos a mais um tutorial. Sou André Fernandes, e hoje vamos falar em 2 ferramentes simples, mas de pouco uso no Lightroom.
Apesar de ser muito mais prático no Photoshop, o Lightroom contém ferramentas de seleção para ajuste de sua imagem.
Pode ser utilizados tanto para recuperar imagens escuras ou estouradas, quanto para retoque de imagens com a opção “Claridade”
Abaixo eu montei um pequeno “Tutorial”, usando as ferramentas para exposição e recuperação.

Vamos começar pela ferramenta “Filtro Graduado”

Clicando na ferramenta “Filtro Graduado” (M), abrirá uma nova caixa de ferramentas, com exposição>brilho>contraste>saturação>claridade>nitidez>cor. Clique na imagem e arraste para qualquer lado. O efeito aparecerá sempre no lado contrário que vc arrastar.. Após fazer isso, começe ajustar na caixa de ferramentas. Quanto maior arrastar, maior será a difusão do efeito.

Agora vamos começar pela ferramenta “Pincel de ajuste” (K)

Nota-se que os dois indivíduos (eu e meu aluno Glauber) está completamente chapado. Para recuperarmos essa parte estourada, usamos a ferramenta de seleção “Pincel de ajuste”.
Com ela, vc pode selecionar o que quiser. É parecida como a borracha do PS. Clique nela ao lado e veja a caixa de ferramentas que ela habilita.

Para começar-mos a recuperar as partes estouradas, vc deve definir o tamanho>difusão>fluxo da sua ferramenta.
Ela contem as mesmas opções da ferramenta acima. A vantagem dela é que vc pode selecinar apenas o que quiser.
Nota-se na imagem abaixo que onde eu passei a ferramenta, ela deixa um ponto de marcação. Se vc usá-la em vários locais sem finalizar (clicando em fechar), os ajustes serão iguais para todos os locais que vc selecionou. Para fazer independente, finalize e começe novamente.

Fiz alguns ajustes também na areia.. tirei um pouco da saturação e luminosidade. Também utilizei “claridade” e “brilho” para realçar o céu estrelado.
Confira o antes e depois.

Dica 1:
Uma coisa muito importante! A vantagem de se fazer esse tipo de correção, é que se vc clica em RAW (como eu), o resultado será 10x melhor do que fazer no PS em JPEG.

Dica 2: Esse efeito é ótimo para fotografias “LandsCape”.

Para conferir outras dicas e um bate-papo fotográfico, siga-me no Twitter (@nikonandre).
Bye!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>