Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Flash SB-900 – Como evitar o superaquecimento (parte 7)

Flash SB-900 – Como evitar o superaquecimento (parte 7)

Bem vindos a uma série de artigos sobre um dos maiores problemas que fotógrafos tem em relação ao flash SB-900 da Nikon.

 

  • Problema #4Bb|Difusores

Uma vez que um difusor está encaixado na cabeça do flash, a luz vinda do flash fica mais suave quando passa pelo difusor e rebate no ambiente. Isso cria uma luz extremamente suave, próxima a zero sombra, mas apenas se usadas em ângulos de 45° e 90°, onde o efeito fica mais evidente. Também pode ser usada o difusor presente na cabeça do próprio flash e que suaviza a luz, ao invés da iluminação dura vindo do flash direto sem difusor, o que pode ser usado com lentes ultra grande angular para expandir o raio de cobertura do flash.

Como os adaptadores de lentes grandes angulares, isso vai requerer mais potência do flash se usar uma lente mais ampla que 14mm.

 

  • Solução #4

1) Evite usar uma lente telefoto em 200mm com foco no infinito se estiver usando o SB-900 na posição de zoom de 20mm.
2) Use o ajuste de zoom manual do SB-900 se estiver usando lentes sem CPU (lentes que não enviam a informação sobre a distância focal para o flash).
(para os usuários das sérias D200 / D300 / D700 / D2 / D3, chequem a opção de lente sem CPU nos menus de configuração, para não ser necessário mudar manualmente o zoom do SB-900).
3) Evite usar o difusor embutido ou acoplado na cabeça do flash se estiver usando lentes com distância focal maior que a fixa no SB-900, como uma lente 50mm.

 

4) Invista em difusores de qualidade garantida, como Gary Fong, Demb LumiQuest, Dot-Line ou Photogenic.
(NOTA: com esses difusores externos o usuário pode usar o zoom do flash normalmente sem desperdiçar bateria, porém um alimentador externo é recomendado).
5) (NOTA: não muito efetivo) Puxe o difusor embutido mas não completamente, ficando na vertical. Assim você pode usar o zoom normalmente e usar lentes mais longas que 14mm.
6) Invista em ‘extensores’ de flash, como os Visual Echoes se você realmente precisa usar zoom de 200mm com foco no infinito.
7) Use uma fonte de energia externa para diminuir o tempo de recarga se precisa usar o difusor embutido de grande angular do flash.
Se precisar usar o flash com a distância focal de 200mm focando no infinito, o usuário pode mover o SB-900 para perto do objeto e então transmissores por rádio, como os Pocket Wizards para disparar o flash remotamente.

NOTA: com os Pocket Wizards Plus II ou Multi MAX, o usuário não terá o recurso de iTTL, porém, os novos Pocket Wizard Flex TT5 e MiniTT1 agora repassam as informações de iTTL para o flash.

 

Até o próximo artigo! Ahh…  e para começar o ano de bem com a vida, e com seu flash, um presente nosso para você!

“Eu sigo @nikonandre @mahasiah e estou lendo a série sobre #SB900 no @lightroombrasil”  (RT) http://kingo.to/WPD

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>