Group f/64

Eu nasci no final dos anos 80, tive mínimo contato com câmeras analógicas e rolos de filme, apenas quando era pequeno e usava uma Kodak com filme 110 que infelizmente não sei onde foi parar, onde realizei as minhas primeiras fotografias e achava mais graça em rodar o filme do que fotografar.

Agora que faço da fotografia a minha profissão, me despertou a curiosidade de saber como eram feitas as fotografias antigamente, como os fotógrafos mediam a luz, como revelavam, etc… e essa curiosidade me levou ao Group f/64.

Um grupo formado por 7 americanos que atuaram entre 1932 e 1935.

Os anos de 1920 e início dos 1930 foram uma época de agitação social e econômica nos Estados Unidos, eles estavam sofrendo com a Grande Depressão, e as pessoas estavam buscando algum alívio a partir de suas dificuldades cotidianas. O público procurou notícias e imagens do Ocidente, porque representava uma terra de esperança num tempo de outra forma sombria. Eles estavam cada vez mais atraído por imagens de fotógrafos como Ansel Adams, cujo surpreendentemente detalhes em fotografias do oeste americano eram vistos como “testemunho pictórico … de inspiração e força redentora”.

O nome do grupo se deve ao uso da mínima abertura do diafragma, causando um grande campo de profundidade e com nitidez incrível, se diferenciando do que a fotografia até esse tempo representava, que era uma forma pitoresca, ou seja, fazia referência às impressões subjetivas desencadeadas pela contemplação de uma cena paisagística em relação à pintura.

Um dos fundadores do grupo foi Ansel Adams, autor de muitos livros, e quem tiver a oportunidade de conhecer mais o seu trabalho não vai se arrepender. E desde aquele tempo o fotógrafo tinha seus truques para conseguir o melhor ângulo:

Confira abaixo algumas fotos do Group f/64, todas feitas na década de 30:

 


Links úteis:
Group f/64 no Wikipedia (em inglês)
Entenda o que é Profundidade de campo

Qualquer dúvida podem mandar nos comentários ou no facebook! Abraços :)

Aputure

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>