Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Lightroom Plugin – Imagenomic Portraiture

Lightroom Plugin – Imagenomic Portraiture

A Imagenomic comercializa algumas soluções para softwares como o Lightroom, Photoshop e Aperture. Um bom plugin para Lightroom, que oferece um caminho excelente para tratamento de pele, é o Portraiture Skin Retouching, que possui reconhecimento inteligente para tons de pele.

O objetivo do programa é oferecer um fluxo de trabalho rápido para suavização de pele, remoção de manchas, linhas de expressão e etc. Outro grande atrativo é a possibilidade de usar efeitos diretos sobre o retrato, tais como Glamour, High Key, Low Key e outros que permitem aprimorar brilho, contraste, nitidez e outros parâmetros do retrato.

As funcionalidades se concentram num painel de comandos deslizantes do lado esquerdo. No painel direito fica o navegador e uma previsão de máscara que nos permite entender onde a ferramenta está agindo. O botão CANCEL também funciona como RESET, basta segurar a tecla ALT e o texto mudará (RESET) para que possamos redefinir o trabalho.

No exemplo você pode conferir o original (acima) e a versão tratada (abaixo).

Curiosamente, até a última visita que fiz ao site (12/09/20120), há um exemplo com uma linha vertical que pode ser movimentada para que possamos comparar (ANTES/DEPOIS), eu não gostei muito… Gosto é gosto.

Certa vez, durante a construção de um fotolivro para uma cliente, eu resolvi conhecer o Portraiture. Segue o primeiro trabalho que fiz usando o programa no ano de 2010.

Grande abraço.

7 comments

  1. Boa noite Alex, tudo bem?
    Gostaria de lhe parabenizar pelo post e tirar uma duvida.
    Já utilizo o Portraiture no Photoshop. Tenho como instalá-lo no LR????
    E como faço?
    Abraços, obrigada!

    • Olá, tudo bem. :)

      Atualmente o Portraiture Skin Retouching existe em duas versões: Plugin para Photoshop e outro para o Lightroom.

      Uma alternativa viável, mas não tão prática, é sair com a foto para edição no Photoshop. Há uma vantagem imensa se você usar Smart Objects dentro do Photoshop, daí o tratamento do Portraiture entratá na edição como um Filtro inteligente (Smart Filter), que poderá ser reeditado infinitas vezes. Funciona assim:

      1. Clique com o botão direito sobre a fotografia no Lightroom.
      2. Escolha a opção EDIT IN.
      3. Clique sobre Open as Smart Object in Photoshop.
      4. Rode o Portraiture… Você será informada de que o processamento será adicionado a camada como Filtro Inteligente. Clique em OK para abrir o Portraiture.
      5. Faça o trabalho que você prefere e aplique, então verá um Filtro com o tratamento abaixo da camada da fotografia. Se clicar duas vezes sobre o filtro você voltará para o Portraiture e, então, poderá reeditar e etc.

      Grande abraço.

  2. Olá alex,
    Tinha o Imagenomic e ele expirou, todas as fotos que passaram pelo programa através de uma ação pronta que eu havia criado ficaram gradeadas e inutilizadas.
    Eu deveria adquirir o programa para recuperá-las?

  3. Bom dia! Como posso adquirir Lightroom Plugin – Imagenomic Portraiture aqui no Brasil, sem cartão Internacional?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>