Capa » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Lightroom 4 – Dicas para os Iniciantes

Lightroom 4 – Dicas para os Iniciantes

Se você já é um fotógrafo experiente e acompanha todas as dicas desse blog, com certeza sabe que o Adobe Lightroom é um dos melhores softwares para edição de imagens digitais com qualidade profissional por diversos motivos, e talvez o maior deles é sua abrangência de utilidades, o que o torna um programa-chave que reúne todas as ferramentas necessárias em um único lugar. Mas se você é um fotógrafo amador, ou iniciante, não se desespere; saiba que o Lightroom também foi desenvolvido para você.

Indicado para todos os níveis de de conhecimento em fotografia, desde que o usuário tenha alguma noção sobre o uso do Photoshop, ao qual ele é integrado, o Lightroom oferece um leque imenso de possibilidades e um manuseio rápido e intuitivo, aumentando seu ganho de tempo e a produtividade do seu fluxo de trabalho. Suas funções vão desde reparos básicos, como correções e iluminação, a recursos avançados de gerenciamento e suporte.

Onde adquirir o Lightroom, instalação e primeiros passos

Lightroom

Lightroom

A versão mais recente do software é a versão 4, que pode ser comprada na loja oficial da Adobe por U$279,00 dólares. As instruções de instalação virão junto com o arquivo e serão bem explícitas e descomplicadas. Ao utilizar pela primeira vez o Lightroom, busque conhecê-lo e observá-lo um pouco antes de sair clicando em tudo – usuários novatos tendem a ser ansiosos!

Se você já concluiu algum curso de fotografia, em qualquer categoria de competência, provavelmente teve alguma aula de edição básica sobre photoshop, o que te ajudará muito durante sua aventura dentro do Lightroom. Algumas funcionalidades primárias desse software são:

●     ajustes de cor, saturação e iluminação;

●     conversão para preto e branco;

●     aumento da nitidez da imagem;

●     redução de ruídos;

●     correção de distorções (e defeitos da lente);

●     maximização de detalhes e de qualidade da imagem;

●     recuperação de realce e sombra;

●     equilíbrio de branco.

Como já foi dito antes, o layout do Lightroom é bastante intuitivo e focado na sua atenção, por isso tem cor escura. Uma dica bastante útil é “diminuir” a poluição visual da tela, e para isso você pode deixar visível apenas o painel que estiver sendo usado – você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse sobre sobre o título do painel e escolher a opção “Solo Mode”.

Para um uso mais eficiente das funções organizadoras do programa, mantenha suas fotos organizadas também em seu computador, em pastas; isso facilitará a exportação delas para o Lightroom.

Funcionalidades avançadas

Após alguma experiência com o programa, você poderá desfrutar melhor de algumas utilidades oferecidas por ele, como por exemplo:

●     correção de margem de cores (aberração cromática);

●     correção de defeitos de lentes;

●     correção de perspectiva;

●     mexer com mais de uma imagem ao mesmo tempo;

●     inserir marca d’água;

●     importação de fotografias direto da câmera;

●     gerenciamento de sua biblioteca de imagem;

●     suporte para vídeos;

O Lightroom é um software fantástico e possui, ainda, funcionalidades de extrema importância, como a opção de armazenar definições usadas sempre, permitindo que você repita configurações que você usa frequentemente, e gerenciamento de fotos offline. E você ainda pode ter muito mais do mesmo ao instalar presets e plug-ins.

Pré-requisitos do sistema

Para instalar o Lightroom no seu computador, ele tem que estar dentro dos seguintes pré-requisitos compatíveis:

Windows

Processador Intel® Pentium® 4 ou AMD Athlon® 64

Microsoft® Windows Vista® com Service Pack 2 ou Windows® 7 com Service Pack 1

2 GB de RAM

1 GB de espaço disponível no disco rígido

Resolução de 1024 x 768

Unidade de DVD-ROM

Conexão com a Internet necessária para serviços on-line1

Mac OS

Processador Intel Multicore com suporte a 64 bits
Mac OS X versão 10.6.8 ou 10.7
2 GB de RAM
1 GB de espaço disponível no disco rígido
Resolução de 1024 x 768
Unidade de DVD-ROM
Conexão com a Internet necessária para serviços on-line1

Conclusão
Se você tem a fotografia como hobby, trabalho ou paixão, não importa; o que importa é que o Lightroom oferece a você tudo o que você precisa para aprimorar ainda mais o resultado do seu trabalho. Para informações mais profundas, leia o Guia Completo Para Fotografos Digitais e não deixe de acompanhar o blog e para não perder nenhuma novidade ou lançamento.

Até o próximo post!

Autora:

Bruna Rodrigues tem 22 anos, mora em São Paulo e é (quase) formada em jornalismo. Facebook

Bananafoto

4 comentários

  1. Bom dia.

    Gostaria se saber se é possível criar com o Lightroom uma apresentação de slides, para ser colocado em um site/blog? Se sim, pose me enviar as informações de como fazer por e-mail?

    Abs.

  2. @Ricardo
    Olá, Ricardo, tudo bom? No próprio site da Adobe há um tutorial para a criação de apresentação de slides, veja só: http://help.adobe.com/pt_BR/lightroom/using/WS7B9C3FA3-9409-4f68-A94A-2E610CB9283C.html

    Abs,
    Bruna

  3. Oi Bruna tudo bem?

    Já que é um artigo pra iniciantes, gostaria de saber lightroom x photoshop?

    eles são programas que podem trabalham concomitantemente? Usando o lightroom, quando eu teria que usar o photoshop?

    Abs.

  4. Olá Bruna,

    O lightroom é possível ser instalado no Windows 8?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>