Home » ARTIGOS » Como exportar corretamente as fotos no Lightroom

Como exportar corretamente as fotos no Lightroom

Amigos fotógrafos, hoje vou explicar um pouco das opções de exportação das fotos, para impressão ou para publicação online.

Para entender o básico: o Lightroom não vai alterar o seu arquivo original, então sempre que você exportar a foto ele irá criar um novo arquivo, vamos ver as opções para isso.

Você pode acessar a janela de exportação através do menu Arquivo > Exportar (Ctrl + Shift + E)

Irá aparecer uma janela igual abaixo.

exportar 1 copy

Vamos entender melhor essa janela e como exportar um arquivo em alta resolução.

Item 1: Você pode escolher se quer exportar para disco rígido ou outras mídias. Neste caso vamos usar disco rígido para salvar as imagens no HD.

Item 2: Qual o local de exportação do arquivo. Eu gosto muito de utilizar a opção “Mesma pasta da foto original” assim as fotos vão sempre para o diretório original do arquivo, facilitando uma busca futura por esse arquivo.

Item 3: Sempre deixo marcado a opção para criar uma subpasta, assim sei onde está cada arquivo que preciso. Neste caso estamos exportando em alta, então vamos usar o nome da pasta de “Tratadas”.

Item 4: Eu nunca renomeio o arquivo, pois se um dia precisar encontrar o original vou saber onde e quando procurar.

Item 5: O arquivo final vai ser JPG com qualidade 80, para impressão está ótimo. O espaço de cor sempre deixo sRGB, pois os labs fotográficos que trabalho usam esse perfil para impressão e assim posso ter a cor fiel a que estou vendo.

Continuação da Janela Exportar:

exportar 2 copy

Item 6: Aqui vem a principal diferença na hora de gerar o arquivo final. Eu gosto dos meus arquivos em alta qualidade para poder manipular, editar álbum ou mandar direto para impressão. No caso eu deixo marcado a opção “Largura e Altura” e uso 5000 pixels para ambos, isso quer dizer se uma foto for horizontal o lado maior vai ter 5000 pixels, e o lado menor irá ser proporcional. Se a foto for vertical, vai funcionar do mesmo jeito. Como sempre mando para impressão, coloco resolução de 300 ppi (pixels por polegada).

Item 7: Feito isso você pode clicar em adicionar no canto inferior direito e salvar esse preset, para guardar essas configurações quando precisar usar novamente. Pronto.

Vamos ver agora como exportar um arquivo para publicação para o facebook:

export fbItem 8: Vou usar o mesmo caminho, mas agora vou salvar em outra pasta, por exemplo “Facebook”

Item 09: Meu arquivo final vai ser um JPG com qualidade 80, mas andei lendo que o facebook está lendo melhor arquivos em PNG, mas ainda não fiz nenhum teste para confirmar.

Item 10: O mesmo sistema de redimensionamento é usado aqui, mas agora eu uso 2048×2048, pois quero ter melhor resultado na hora de publicar minhas fotos no facebook. Se você usa outros sites que tem limites de pixels, basta ajustar nessa hora. Uma outra diferença é que agora vou usar 72ppi de resolução, pois essa foto não será impressa, apenas visualizada via internet.

Item 11: Como a foto vai ser apenas visualizada em blogs ou sites eu deixo marcado a opção de nitidez de saída com a opção tela e intensidade padrão. Para ver mais sobre nitidez de saída você pode ler esse artigo http://www.lightroom.com.br/2011/02/nitidez-de-sada/

Item 12:  Opcionalmente você pode adicionar algum logo a sua imagem publicada.

Item 13: Com tudo isso feito, basta clicar em Adicionar e criar uma novo preset de exportação com o nome que desejar. No caso utilizei WEB.

Agora é só publicar e obter o melhor das suas fotos.

Qualquer dúvida podem mandar nos comentários ou pelo meu facebook.

Abraços.

 

156 comments

  1. Fiz o teste dos 5000 pixels. O arquivo ficou o dobro do tamanho, todos para resolução 300 dpi, mas tudo bem.
    O problema que reparei foi a largura da imagem, no caso dos 5000 a imagem ficou um pouco mais larga do que a outra salva em 300 dpi sem o recurso de definição dos pixels. Se fizer isso numa lamina diagramada vai dar zebra.

  2. Vou exportar fotos apenas para serem vistas no computador. Qual tamanho (px dp) devo colocar?
    Obrigada!

  3. Quando exporto as imagens para publica-las todas aparentemente estão normais, mas ao visualizar em meu iphone (iphone 6) todas as imagens estão com o padrão de cor diferente do tratado. Tem idéia do que pode ser?

    • Na janela de exportação do arquivo, verifique “configurações de arquivos” se está no espaço de cor “sRGB”.
      Faça testes em outros aparelhos com a mesma foto.
      Qualquer dúvida só avisar.
      Abraços.

  4. Vou exportar fotos para serem salvas em DVD e vista na televisão. Com quais configurações devo salvar????
    Obrigada!

    • Fiz alguns testes já em minha TV, quando a foto é muito grande em pixels ela demora mais para renderizar e aparecer a imagem na tela. Eu uso a mesma configuração do facebook com 2048px, carrega rápido e não perde detalhes. Se for um DVD de backup, faça duas pastas: Uma com as fotos em alta resolução e outra com as fotos em tamanho menor para visualizar.
      Abraços.

  5. Obrigado Natan!!! Feliz Natal!!!

  6. Qual a melhor configuração para grandes ampliações de uma fotografia?

    • Grandes ampliações devem ser feitas com arquivos em grandes resoluções, o tamanho exato pode variar o quão grande vai ser a ampliação, e também levando em consideração os PPI, que vão dar qualidade de impressão.

  7. Ricardo de Souza

    Olá Natan.
    Sou novo usando o lightroom (o meu é o 4 com todas as atualizações) e tenho tido dificuldade em exportar minhas fotos para serem impressas em 10×15. Sempre que chego em um lab, a foto acaba sendo “cortada” e não é impressa conforme a imagem que levei. Vc pode dar alguma ajuda? Imagino que seu comentário possa servir para outros tamanhos de foto.
    Grato.
    Feliz 2015!!!!

    • Ricardo, o problema talvez não está na exportação e sim na edição da foto, como está recortando sua imagem no processo. Estou preparando um artigo sobre esse assunto agora mesmo, acredito que publico hoje ou amanhã no máximo.
      Abraços.

  8. Olá! Então, assim que passo as fotos em Raw para a biblioteca ela perde toda a qualidade do Raw :/ Não sei o porque. Poderiam me dar uma luz? :/

    • Ana, as fotos em Raw não foram editadas pela câmera, a primeira visualização que você tem é uma prévia do tratamento que a foto iria receber e logo depois a foto volta para o estado bruto, sem tratamento algum pela câmera.
      Você pode mexer com perfis de cor para aplicar o padrão de tratamento que seria feito em JPG. Você encontra essa opção no LR na lateral direita em “calibração da câmera”.
      Abraços.

  9. Olá Natan,
    Ainda que cerca um dúvida: Qual o melhor ESPAÇOS DE COR a ser usado: sRGB e Adobe RGB?
    Como devo configurar a câmera e como devo configurar o LR para processar essa imagem? E.. no final como devo exporta essa imagem para que não haja perda ou diferença ao visualiza-la nos diferentes possibilidades ( impressas, celulares, monitores, web)?
    O que devo fazer para que eu tenha a fidelidade de cores tanto no na Web, quanto impressa em papel fotográfico ou em Fotolivros?

    • Robério, boa pergunta.
      O Adobe RGB abrange mais cores que o sRGB, porém os laboratórios fotográficos trabalham com impressão em sRGB. Você pode clicar em Adobe RGB, mas a impressão vai ser sRGB. Para não haver confusão eu uso direto sRGB, para ter a fidelidade de cor no produto final.
      Sobre visualizar as fotos em smartphone ou online, isso vai variar da calibração de cor do aparelho ou monitor.
      Para evitar problemas de cor, recomendo usar sRGB, pois o seu produto final vai ter saída sRGB.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraços.

  10. Ola Natan ! Um duvida, quando eu exporto minhas fotos do Lightroom elas ficam com o tamanho extremamente baixo.. Tiro em Raw e o tamanho fica entre 18 e 20mb e na hora de exportar em ALTA RESOLUCAO elas ficam com 1mb ate 3mb.. Me da uma ajuda ?

    • Olá Pedro. Existem muitas variáveis para que isso possa estar ocorrendo.
      Verifique a dimensão em pixels das fotos exportadas, a qualidade em que está exportando e também o valor em DPI de cada arquivo gerado.
      Mas lembrando também que o tamanho pode variar de acordo com cada foto. Uma foto de silhueta que exporto as vezes fica com 2mb mesmo com todas as opções corretas. Se o tamanho e a qualidade estiverem corretos, o tamanho final não vai importar muito.
      Espero que ajude.
      Abraços.

  11. Olá Natan,
    Comecei a usar o MacBook Pro com o LR e PS, porém o espaço de hd é 512gb ssd, é pequeno porque fotografo em raw, quanto a exportar tudo bem, eu exporto em jpeg, porém o LR cria o catalogo onde armazena as imagens que são copiadas do cartão de memoria, como posso fazer um backup dessas imagens em .raw para outro hd externo? (porque quando instala o LR ele não deixa setar um hd externo para criar os catalogos), preciso saber porque meu espaço vai embora com o tamanho dos arquivos em raw. Após eu exportar as imagens em jpeg, eu até poderia selecionar a pasta onde foi criado pelo LR e recortar ela de lá, mas se eu precisar usar novamente esses arquivos eu ficarei perdido, não acha?. Me ajuda por favor, grande abraço!!!

    • Andy, meio complicado sua situação, depende muito do tipo de fotografia e do fluxo do seu trabalho. Vou exemplificar por mim: Faço tudo em RAW, no caso de ensaios: Trato o raw e exporto o JPEG em alta e logo depois apago o Raw.
      Quando faço eventos, salvo os Raws em um HD externo e deixo lá até a produção do álbum e depois arquivo o JPEG em alta resolução.
      No seu caso, pode ser feito de vários jeitos. Pode comprar um hd externo de 2tb para armazenar os raws e trabalhar com os jpegs (funciona normalmente o catálogo aqui em HD externo) ou vc pode editar todo o raw, exportar o jpeg em alta e apagar o raw.
      Eu aconselho tentar com hd externo para backup e deixar o ssd para os jpegs.
      Espero que tenha ajudado.
      Grande abraço.

  12. Olá Natan, estou começando agora a me aventurar no Lightroom e tenho uma dúvida, consigo através dele fazer em lotes a redução de tamanho das fotos? Preciso mandar em “baixa” para meu cliente escolher as que quer para edição e as que vão para o pen drive que será entregue, mas não sei qual forma mais fácil e correta de fazer isso.
    Desde já agradeço.

    • Olá Isa, você consegue fazer isso no Lightroom de forma muito fácil.
      Quando for exportar, você seleciona todas as fotos, em dimensionamento da imagem você coloca “ajustar para largura e altura”, e digita 640 nos 2 campos, e qualidade 40.
      Ele vai exportar as fotos com 640 pixels do lado maior com qualidade 40. O que fica bem ruim para impressão e ser como “provinha” para seu cliente ver. Mas você pode ajustar como gostar melhor se achar que essa configuração não é ideal pra você.

  13. Olá, não consigo exportar minhas imagens em RAW com preset utilizado? Tem só as opções JPEG, TIFF ou original!! Preciso das fotos em alta como o original, só que tratadas. Obrigada!

    • Olá Tina.
      O RAW é um formato de captura da câmera, você não vai conseguir salvar um RAW a partir do Lightroom. Você pode aplicar o preset e exportar em alta resolução com o JPEG, ou o formato que você preferir.

    • Fiz o teste ajustando a altura X larg em 6000 pixels e gostei do tamanho final mesmo em JPEG! Vamos ver se resolve para o cliente! Obrigada

  14. Tudo bem?
    Não consigo colocar os metadados nas minhas fotos. Faço fotojornalismo, importo,……., e exporto, porém não consigo “colar” metadados. Onde estou errando. Tenho o Lightroom 5.3 64 bits. Podes me ajudar??

  15. Ola , estou tem problema ao exportar minhas fotos , pois só exporta algumas e outras da como memoria insuficiente, comecei a usar agora o lightroom 5.7 e desde entao vem ocorrendo esse problema !grato desde ja,

  16. Existe uma pequena imprecisão no artigo e em alguns comentários: DPI é uma informação digital apenas usada em caso de impressão (qualquer tipo de impressão, laser, térmica, sublimação, jato-de-tinta, latex…). Sistema de exibição ignoram essa informação (TV, monitores, telas, projetores) porque eles vão alocar cada pixel do arquivo de imagem em um pixel de “tela”. Então, colocar valor 1, 10, 300, 1000 em DPI tanto faz. Não vai mudar em nada a aparência da imagem (no FB por exemplo, faça o teste publicando uma foto com 1DPI e com 2000DPIs). Já ppi não é igual à DPI. PPI é a quantidade de pixels que um equipamento de exibição, scanner ou sensor tem por polegada. PPI não tem nada a ver com o arquivo da imagem, tem a ver com o equipamento físico. Espero ter ajudado de alguma forma. Grande abraço.

    • Charles, entendi seu ponto de vista.
      Quando exporto para impressão indico usar 300dpi, para visualizar na internet indico 72dpi.
      Obrigado pelo comentário. Abraços.

  17. Olá, ótimo artigo!
    Estou com uma dúvida. Preciso entregar as fotos do casamento para o cliente em DVD, então gostaria de saber qual tamanho / resolução utilizo para que a cliente tenha uma boa qualidade na foto caso ela queira revelar e fazer ampliações para colocar em quadros etc, e ao mesmo tempo não ficarem muito pesadas, pois quando eu coloco um tamanho bacana elas pesam demais e acabo tendo que gravar vários dvds, o que é totalmente inviável.

    • Tamiris, boa tarde.
      Você pode exportar em um tamanho médio, por exemplo: 2500px
      Vai dar pra fazer impressões em um tamanho bom e não vai ficar tão pesado.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  18. Olá, minha cliente quer imprimir uma das fotos que tirei no tam 50×70.
    Eu trato as fotos no LR, qual as configurações devo usar para ela imprimir em boa qualidade neste tamanho?
    Lembrando que fotografo sempre em JPEG e não RAW.

    • Greyce, você tem que exportar com qualidade alta, no mesmo tamanho que foi clicado pelo menos. Sobre Raw e Jpeg não vai influenciar o resultado final nesse caso. Exporte com 5000px, e no photoshop você enquadra em um 50×70. Abraços.

  19. danilo nishimura

    Boa tarde !!
    começei a mecher agra no Litgtroonn , como faço para exportar uma foto só , pois exposto todas a fotos , e não quero todas , quero somente aquela foto que trabalhei !
    Att
    DAnilo

    • Danilo, boa tarde.
      Basta selecionar apenas a sua foto tratada, pode fazer isso indo no modo biblioteca e selecionando apenas ela.
      Depois basta seguir os caminhos para exportar normalmente.
      Grande abraço.

  20. Muito bom o seu artigo, inclusive porque suscita questionamentos que ajudam na compreensão da matéria e ampliam o conhecimento, o que dá segurança a um aprendiz como eu. Tive uma excelente aula de Lr. Gratíssimo pelo auxílio e palmas para vc. Natan.

  21. Muito bom artigo, Natan. Cheguei aqui através de uma busca no google sobre qual melhor dimensao e resoluçao para publicar fotos na web (Facebook principalmente) com màxima qualidade possìvel, mas sem deixar o arquivo utilizàvel para quem o baixar. Li vàrios artigos e o melhor que vi foi seu exemplo de 2048px, 80%, 72dpi, òbivio que sendo voce profissional é uma boa medida, mas fiquei na dùvida se a dimensao de 2048 nao seria muito alta para que outros se aproveitem gratuitamente dela? Muito obrigado pela sua disponibilidade. Um abraço

    • Danilo, bom dia.
      Esse tamanho que exporto para o facebook é para obter a máxima qualidade na hora de “vender” o trabalho. Essa semana mesmo postei um casamento e veio o pai da noiva com uma arte toda feita por ele com as fotos que postei. Eu não ligo muito, já vendi o meu produto e divulguei o meu trabalho. Seria mais aconselhável você criar um blog e postar com uns 900px, isso daria uma 10×15 no máximo. No facebook, em qualidade alta é fácil de fazer impressão depois. Venda seu trabalho primeiro e depois divulgue, aí não terá problemas se alguém usar as fotos. Mas eu acredito é melhor divulgar fotos em alta qualidade e divulgar bem o seu trabalho, coloque uma marca d’água com seu logo que se a pessoa espalhar, vai espalhar o seu serviço.
      Espero ter ajudado, obrigado pelo comentário. Grande abraço.

  22. Natan, como configuro, lá na guia IMPRIMIR, a página para 10×15 ?? Já tentei mudar direto na impressora mas o rótulo ainda indica que a página de impressão tem o tamanho A4. Quero imprimir em exatos 10×15. PArabéns pelo site, está ajudando muito. Você tem projeto para videotutoriais???
    Obrigado.

    • Thiago, você pode tentar usar o photoshop pra isso. Crie um novo arquivo com o tamanho 10,16 x 15,24 (centímetros) com resolução 300dpi, depois é só você posicionar sua foto nesse arquivo e salvar.
      No lightroom é um pouco mais complicado, não vou conseguir explicar pelo comentário, vou ver de montar um tutorial sobre isso.
      Obrigado pelo comentário.
      Grande abraço.

  23. Olá!!gostaria que pudesse me esclarecer a seguinte questão:o fotógrafo que tirou as fotos do meu casamento passou as mesmas para um cd que qdo aberto na tv de 40 polegadas fica com uma imagem horrível cheia de quadradinhos o mesmo disse que tirou as fotos em alta resolução e que só trabalha com fotos 300 dpi,algumas dessas fotos foram me enviadas pelo celular e qdo reveladas ficaram ruins.Gostaria de saber pq isso acontece pq no meu ver se as fotos foram tiradas em alta resolução deveriam ficar nítidas qdo vistas na tv ou não?ou se no caso esse profissional fotografou em baixa resolução?

    • Fátima, bom dia.
      Só vendo o arquivo para ter certeza de como foi configurado. Se a imagem foi impressa e ficou ruim a imagem está em baixa resolução, mas o fotógrafo pode ter clicado em alta resolução e liberado o arquivo em baixa pra você, não sei como foi o contrato de vocês. Todo fotógrafo clica com uma boa qualidade, mas pode liberar o arquivo menor para o cliente em alguns casos. Entre em contato com o fotógrafo e explique o caso, e pergunte pra ele se o cd está com as fotos em alta.
      Grande abraço.

  24. Estou neste momento com um problema . onde eu revelo, agora, a pouco tempo que comecei, tem uma tabela louca. Ou seja se eu quero uma foto em 20×30 , eles na tabela me dão 20,3x 30. O que faço ao exportar que numero coloco? e em milimetro ou cm. Estou confusa…

  25. Olá, Natan! Troquei recentemente de pc e quando tento exportar as fotos do Lightroom acusa que os arquivos de origem estão offlines ou ausentes. No meu computador antigo, por indicação de amigos, utilizava o “Bittorrent”, mas, para ser sincero, nunca soube ao certo para o que servia. Minha pergunta é a seguinte: É necessária a instalação de outro aplicativo para que o LR funcione normalmente?
    Agradeço desde já.

    • Italo, boa tarde.
      Não é necessário nenhum outro programa. O que pode estar acontecendo é que depois da formatação deve ter trocado as letras das unidades, por exemplo: A pasta “D:” pode ter virado “E:”.
      Se for isso, vá na aba “importação”, clique na pasta na esquerda onde está o diretório das fotos e coloque “atualizar local da pasta” e vá no novo local e depois OK.
      Espero que de certo.
      Abraços.

  26. Ola, Tenho uma duvida quanto a exportação das fotos. Consigo redimensionar a imagem para 1200×650 ? Ou o Lightroom sempre vai fazer o calculo?
    Quando tento 1200×650 a imagem acaba ficando 979×650.

    • Olá Nathi.
      Por padrão o Lightroom vai fazer o cálculo, e não cortar as proporções da imagem. O tamanho que você quer vai causar corte na imagem. Você pode colocar no item DIMENSIONAMENTO DA IMAGEM e lá selecionar “aresta longa” e colocar 1200px. Ou seja, a aresta mais longa vai ter 1200px, e o lado menor vai se adequar.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraços.

  27. minha duvida e como exportar para colocar em dvd e a foto ficar boa porque to tendo problemas as fotos ficam com chuvisco me ajudem rsrs

  28. Olá Natan, primeiramente obrigado pelo tempo que você separa para ajudar pessoas a melhorarem no seus ideais, rapaz eu estou querendo exportar a imagem para fazer um quadro de 1,5 de largura por 1 de comprimento, o que devo fazer para levar o arquivo para impressão? pixels 5000, 5000 e resolução 300? mais o que? desde já obrigado pela ajuda

    • Samuel, bom dia.
      Obrigado pelo comentário.
      Exportando o arquivo como você citou já vai garantir uma boa impressão viu. Eu faço essa medida também e sempre vem com uma qualidade ótima. Se precisar de algum ajuste de tamanho eu faço no Photoshop, mas é isso mesmo.
      Uma observação: seu arquivo original deve estar em boa qualidade para poder gerar um resultado final.
      Grande abraço.

  29. Tudo bem Natan?
    Quando vou exportar alguma foto aparece uma mensagem dizendo que algumas operações não foram realizadas.
    E em baixo uma mensagem em inglês informando que não tem memória suficiente, mas meu HD está vazio.
    O que poderia fazer para resolver o problema?
    Desde já agradeço.

    • Tudo joia Wesley e você?
      Obrigado pelo comentário.
      Uma vez relataram esse mesmo problema depois de realizar upgrade do programa, mas não tenho nenhuma certeza sobre o que pode causar esse tipo de erro. Verifique se o local de exportação é o HD livre, ou o diretório está correto. Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nada concreto para te falar, infelizmente.
      Verifique se fez alguma mudança no programa ou no hardware antes do problema aparecer. Espero que consiga resolver seu problema, abraços.

      • Boa noite Natan.
        Obrigado pelo retorno! Finalmente depois de quebrar a cabeça eu consegui desvendar o mistério. A mensagem que aparece informando que não têm memória suficiente para concluir a exportação é referente a memória RAM.
        Meu HD está vazio e eu não conformava com o problema, meu notebook têm apenas 2gb de RAM e eu fiz o teste em outro computador com 4gb e funcionou perfeitamente.
        Obrigado pela atenção, abraços.

  30. Muito bom!
    Me salvou em um momento que eu não tinha tempo p testes e nem estudos longos. Vc foi prático e rápido!
    Obrigada!!!!!

  31. Boa Tarde Natan!

    Fiz tudo conforme o artigo, só que minha marca d’água não aparece na foto após exportar.
    Já fechei e reiniciei o LR5, reeditei a marca, tentei exportar vários arquivos diferentes e a marca d’água não aparece na foto. Por que isso acontece?

    Obrigada.

  32. Bom dia Natan, eu uso o lightroom 5.6, e não estou conseguindo exportar as fotos, toda vez que vou exportar fala que não tem espaço, eu já olhei tudo, tenho espaço no disco, para mim conseguir exportar uma foto eu tenho que excluir umas 5 fotos do catálago, o que eu devo fazer?

    Desde já agradeço.

  33. viviane aristeu

    excelente artigo…vai me ajudar muito. obrigada

  34. sandra
    1 April, 2015 at 16:37
    Estou neste momento com um problema . onde eu revelo, agora, a pouco tempo que comecei, tem uma tabela louca. Ou seja se eu quero uma foto em 20×30 , eles na tabela me dão 20,3x 30. O que faço ao exportar que numero coloco? e em milimetro ou cm. Estou confusa…

  35. sandra

    Estou neste momento com um problema . onde eu revelo, agora, a pouco tempo que comecei, tem uma tabela louca. Ou seja se eu quero uma foto em 20×30 , eles na tabela me dão 20,3x 30. O que faço ao exportar que numero coloco? e em milimetro ou cm. Estou confusa…

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Sandra,

      faça o seguinte: primeiro ajuste sua foto para a proporção 2×3, usando a ferramenta Corte. Quando for exportar a imagem, configure a janela da sequinte forma, como mostra a imagem a seguir: http://prntscr.com/7jx64x

      Espero ter ajudado!

  36. Olá, está acontecendo que quando eu exporto a foto do Lightroon para o Photoshop, ela está ficando granulada no Photoshop.
    Sabe o que pode estar acontecendo?

    Abraço!

  37. Olá boa noite !! Estou com uma dúvida. Estou fotógrafando em raw mas quando exporto as foto para o lightroom as fotos ficam granuladas .. Seria alguma configuração ?? Gostaria de uma orientação . Obrigado

    • Karol Lightroom Staff

      Ralph, de estão granuladas no RAW, pode ser porque você estava usando um ISO muito alto no momento da captura da imagem. O Raw nada mais é do que a imagem real, exatamente como capturada pela sua câmera.

  38. Pessoal, boa tarde, tudo bem?

    Percebi que o site tem muita informação de qualidade. Mas, como sou iniciante no Lightroom, fico meio perdido. Por onde alguém que está dando os primeiros passos no programa deve começar, dentro do site? Existe algum roteiro para iniciantes?

    Obrigado,

    Ruy

  39. Olá,
    Recentemente, tive que baixar o Lr novamente mas dessa vez, estou com dificuldade para colocar a marca d’água. Já desinstalei, coloquei de novo e nada da marca d’água ir. Sabe o que pode ser?

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Priscilla, o formato da marca d’água está correto? Procure sempre salvar ele preferencialmente em png-24. Tente salvar o arquivo da sua marca d’água novamente, com outro nome e adicione-o novamente ao Lightroom. Quando for exportar, ative o uso da marca d’água e tente novamente. Veja se funciona.

  40. Fiz como vc disse, os dois parâmetro com 5000 mas so um dos lado ficou com essa dimensão, esta certo isso?

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Daniel, se a sua foto não tem um recorte quadrado, o Lightroom vai selecionar o lado maior e colocar a definição que você pediu. O ideal é escolher se você quer que ele dimensione pela altura ou pela largura. E marcar somente um dos dois.

  41. Oiie! Será que você pode me ajudar? Preciso exportar umas fotos, mas não possuo mais o arquivo orginal, mas elas ainda estão no catalogo, existe alguma maneira de fazer isso?!

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Mari, infelizmente não. O que é mostrado no catálogo do Lightroom é apenas uma amostra da foto. Ele não consegue processá-la para exportação :(

  42. Ola.
    Fiz todos os ajustes das fotos em RAW na minha biblioteca… Mais já hora de exportar, sigo as orientações básicas e o light room só consegue exporta umas 15 fotos de um total de 200 fotos. Ele mostra uma mensagem dizendo que não consegui exportar, dai aparece a lista de fotos que não foram exportadas. O que sera isso? Já mudei para inúmeras configurações e sempre da o mesmo erro.

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Moises. O que diz na mensagem de erro? O que pode acontecer é estar faltando memória do computador na hora de exportar as fotos. Tente exportar menos fotos de cada vez e veja se funciona.

  43. olá, comecei a usar agora o lightroom e estou amando o site de vocês! estou lendo todos os posts e tenho pelo menos umas 6 abas abertas para ler ainda. tem me ajudado demais! por conta de uma viagem acabei de começar um blog e facebook para publicar especialmente as fotos que faço por aqui. mas ainda tenho dúvidas em relação ao tamanho de exportação, tenho pavor de fotos em baixa qualidade e como não sou tão incrível não tenho receio de alguém usar minhas imagens. que tamanho é o ideal que eu coloque minha imagem (as vezes uso recortes quadrados) e 900 deve ser a resolution em pixels por cm? desculpa a minha ignorância mas é tudo novo mesmo :) obrigada

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Mariana! Que legal que o blog tem de ajudado, estamos sempre trabalhando para trazer mais novidades! :) Por isso, já que você está com essas dúvidas sobre exportação, aproveita e assiste nosso vídeo mais recente que explica detalhadamente o processo, dá uma olhada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BAJH8erlfyg Mas normalmente, em exportação para web, de 700~1200 pixels já são tamanhos bons e as imagens não ficam muito pesadas. :)

  44. Sera que voce sabe me dizer (caso tenha apagado o arquivo em RAW da pasta) se consigo recuperar as fotos que estao no LR e nao estao sendo encontradas?

    • Karol Lightroom Staff

      Olá Yara. Se você deletou os arquivos em RAW, e apagou da lixeira também, não é possível recuperá-los pelo Lightroom :( Caso não tenha apagado da lixeira, apenas devolva eles à pasta de origem.

  45. Existe alguma maneira de exportar mais de uma foto de uma só vez?

    • Karol Lightroom Staff

      Oi Victor, existe sim. Você pode selecioná-las pelo modo Biblioteca, ou Revelação. Aperte a tecla Ctrl (ou Command se usar Mac) e clique nas fotos que deseja exportar. Depois de selecionadas, clique no botão exportar.

  46. Marcelo Cateysson

    Olá.
    Farei a mesma pergunta que um colega fez ano passado : Qual o melhor ESPAÇOS DE COR a ser usado: sRGB e Adobe RGB ? ( mas a resposta na época, foi pra outra finalização ).
    É o seguinte, fotografo em RAW com minha Nikon D7100 em RGB,abro as fotos no LR, faço o tratamento adequado, mas por fim quero imprimir em casa mesmo, comprei uma impressora Canon Pixma PRO-100 (ainda não chegou e muito boa por sinal) e estou com essa dúvida do qual ” WORKFLOW ” usar.
    Se exporto e imprimo em outro software ou se imprimo direto do LR, claro. Já encomendei papel especial (Hahnemühle Photo Luster), baixei o perfil do papel, só falta a impressora chegar e trabalhar.
    Agradeço pela atenção.
    Abs

    • Karol | Equipe LB

      O ideal se for imprimir diretamente do Lightroom é usar o Adobe RGB. Mas os dois espaços são os mais comuns, costumam não interferir muito. Para o workflow, já que vai utilizar uma impressora própria, pode ser interessante imprimir diretamente pelo Lightroom. Mas faça o teste das duas maneiras, e veja se a impressão tem alguma diferença pelo uso de softwares diferentes. A partir daí, use o que achar que trouxe um resultado mais satisfatório.

  47. Olá. Parabéns pelo site e por tratar de nossas dúvidas.
    Quais os procedimentos ideais para imprimir direto do Lightroom após o tratamento ?

    Orbigado

  48. Olá.
    Qual procedimento para esportar uma imagem no Lightroom no formato A3 ?
    Atualmente, quando exporto uma foto depois de tratada e abro no Photoshop para colocá-la em um PRESET A3, tenho que redimensionar. A foto vem grande, bem além desse formato, daí tenho que ficar diminuindo até caber dentro do A3.
    No Lightrrom tem a ferramenta SOBREPOSIÇÃO DE CORTE (R), mas confesso que ainda não sei os valores a serem colocados na opção “original” ( abre um MENU com opção de inserção de valores).

    Obrigado pela atenção

    • Karol | Equipe LB

      Oi Marcelo, você pode configurar a impressão em A3 diretamente no Lightroom, na aba Impressão. Do lado esquerdo tem uma opção “Configurar página” onde você seleciona o tamanho A3. Em seguida, do lado direito, marque “Imagem única”. Se sua impressora tiver a opção “Borderless” nas configurações do tamanho do papel, poderá imprimir em A3 completamente. Se não tiver essa opção, a imagem ficará com uma borda de 0.5cm.

      Ainda no painel do lado direito, nas configurações “Trabalho de impressão”, selecione o seguinte:
      • Resolução de impressão 300dpi
      • Nitidez: Alta
      • Tipo de mídia: marque de acordo com o papel que utilizará.

      —————-

      Se você preferir exportar normalmente, mas quer que a imagem vá em A3 faça o seguinte:

      Nas opções da ferramenta “Sobreposição de Corte” onde está escrito “original” selecione: “Inserir personalizado…” e então a seguinte proporção: 15 x 21. Corte suas fotos nesse formato.

      Quando for exportar, na aba “Dimensionamento de imagem” selecione:
      • Redimensionar para ajustar: Aresta longa. 42 cm. Resolução: 300 pixels por polegada.

      E ela ficará no tamanho correto para a impressão A3.

  49. Boa noite!
    Estou começando agora e tenho muitas dúvidas, mas a que acaba me deixando meio que de pés atados é que quando vou exportar as fotos, vira e mexe aparece a mensagem de que eu não tenho espaço suficiente.
    Normalmente, salvo as fotos no HD tb e faço os tratamentos por lá e tenho espaço suficiente no tanto no HD quanto no computador.
    Há alguma coisa que eu possa fazer com relação a isso?

    Obrigada.

    • Karol | Equipe LB

      Oi Laura. A mensagem que você recebe é sobre espaço, ou memória? Pois o problema pode ser com memória insuficiente no computador no momento de processar a exportação das fotos. Outra coisa que pode ocorrer é que você está exportando as fotos com um tamanho excessivamente grande, que talvez use muito espaço dos seus HDs disponíveis. Para entender mais um pouco sobre todos os recursos da aba exportação, dê uma olhada nesse nosso vídeo tutorial clicando aqui. Espero que ajude! :)

  50. Ola!!
    Estou com um problema, coloco para salvar no mesmo lugar da original, mas salva em uma pasta que ele cria em imagens.

    Gostaria de saber o porque? :(

    Obrigado.

    • Karol | Equipe LB

      Walace, talvez você tenha deixado o box “Colocar na subpasta” e esteja dando esse problema. Na dúvida, em vez de selecionar “Mesmo lugar da original”, selecione “Pasta específica” e selecione a pasta da original. Dê uma olhada nesse nosso vídeo tutorial, pode ser que esclareça um pouco melhor: https://www.youtube.com/watch?v=BAJH8erlfyg :)

  51. Boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas, super aproveito! :)
    Preciso mandar imprimir um livro de fotos, configurei para 5000 pixel e 300 DPI, na opção “nitidez de saída” é preciso mudar também?
    Obrigada!

    • Karol | Equipe LB

      Caren, é importante na nitidez de saída especificar que tipo de papel vai usar, porque o Lightroom altera um pouco a nitidez das fotos caso o objetivo seja impressão ou visualização em tela.

  52. Bom dia! Sou nova no Lightroom e estou editando as fotos de um segundo trabalho. A primeira vez tudo correu bem, no entanto terminei ontem de editar as fotos desse trabalho e hoje, ao vê-las salvas a grande maioria apresenta grossa granulações que parecem até floco de neve nos cabelos e rostos das pessoas. No entanto, quando abro as fotos editadas no Lightroom elas parecem normais e sem alterações. O que pode ser? Por favor, agradeço a ajuda! Obrigada!

    • Karol | Equipe LB

      Oi Luciana! Dá uma olhada nas suas abas Nitidez e Redução de ruído antes de exportar, as vezes no Lightroom não aparece, mas quando salvamos no JPG essa granulação fica muito evidente.

  53. Olá, boa noite. Então, salvo minhas fotos para revelação da maneira que você explicou aí, mas quando mando para o estúdio fazer a revelação, as fotos vêm um pouco cortadas. Trabalho com fotos no tamanho 15×21 e 20×25. O que devo fazer na hora da exportação para que não haja cortes nas fotos reveladas? Desde já, obrigado!

    • Karol | Equipe LB

      Oi Alexandre, tenha certeza de usar a ferramenta Crop para cortar as imagens no tamanho correto. As vezes esse corte pode ocorrer por parte do estúdio, na maneira como eles fazer a revelação. Vale a pena perguntar para eles tambem sobre a revelação. Temos esse vídeo também, sobre a exportação de imagens, que pode te dar outras dicas importantes, confere aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BAJH8erlfyg

  54. Em minha câmera configurei espaço de cor como AdobeRGB. No Photoshop está a mesma configuração. Na exportação do LR para impressão devo usar AdobeRGB (1998) ou usar o sRGB ?
    Grato.
    Walter

    • Karol | Equipe LB

      O sRGB é o formato RGB padrão, reconhecido pelos monitores. A diferença entre os dois é que o sRGB mostra uma gama menor de cores, deixando a imagem com tons mais próximos, enquanto o AdobeRGB tem uma gama maior de cores, tornando as imagens mais vibrantes. Quando uma imagem é feita para uso em tela, o ideal é exportar em sRGB, pois quando fizer o upload da imagem na internet, se ela não estiver em sRGB, será convertida e a conversão feita pela web é bem ruim. Para impressão o ideal, normalmente é que as cores saiam mais vibrantes, portanto exporte em AdobeRGB para melhores resultados. :)

  55. A cada trabalho que faço, procuro aperfeiçoar minha técnica e tratamento pós e esse site tem me ajudado bastante. Lendo o que está escrito aqui fiquei com uma dúvida e queria confirmar: 5000 pixel para fotos em qualquer tamanho e formato ? Se for 15×21 devo colocar essa resolução só em um dos lados e o outro se ajusta automaticamente ? Gostaria que me esclarecesse… Coloco fotos em DVD que, posteriormente podem ser reveladas.

    Depois que exporto as fotos, termino ficando com pouco espaço. Pensei em apagar as fotos do Ligtroom e deixar apenas guardadas, em HD externo, as fotos em JPEG, já tratadas e em alta resolução. O que você acha ?

  56. Excepecional… gostei das dicas, ajudaram bastante.

  57. Olá, boa noite!

    To com problema ao exportar as fotos. Seleciono as que quero e exporto mas quando abro a pasta que ele cria. as fotos estão sem o efeito que coloquei na edição.
    Sabe e dizer pq isso acontece?

    Att.,
    Roberta

    • Karol | Equipe LB

      Olá Roberta, na aba de exportação, logo no primeiro item, verifique se está marcado Exportar como “Original”, se sim, é por isso que os efeitos não estão aparecendo. Selecione “JPEG” e aí os efeitos aparecerão.

  58. Oi, preciso ampliar uma imagem para fazer uma cortina do tamanho 1,10 x 1,50 qual melhor configuração?

  59. Bom dia!!!
    De repente minha marca d’água não aparece mais quando exporto em .jpeg. O que pode estar acontecendo?
    Não mudei nenhuma configuração no LR e ainda uso o 5!
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Karol | Equipe LB

      Oi Carol, em todas as fotos? O Lightroom costuma dar alguns problemas com a marca d’água quando você usa as fotos em algumas proporções. Tente recolocá-la no Lightroom em PNG e veja se ela volta a aparecer nas fotos exportadas.

  60. Obrigado pelas dicas.
    Estou querendo montar um fotobook, mas ao transferir as fotos, já em JPEG, ela fica maior que a página do livro.
    As opções que dão é para recortar, mas quero a mesma imagem que fotografei.
    O programa que tentei usar foi o Phooto.
    Fotografei em NEF, converti com tamanho máximo e também seguindo a orientação acima 5000×5000, com 300 dpi, mas não adianta, a imagem sempre fica maior que a página.
    Gostaria de imprimir em tamanho grande 29×21 ou maior um pouco.
    Alguma sugestão.
    Tenho urgência em resolver isso.
    Abs.

    • Karol | Equipe LB

      Nelson, se você fizer o recorte pelo Lightroom, ou pelo Photoshop nas proporções que você precisa usando em centímetros, elas ficam do tamanho correto. Se elas já estiverem na proporção, quando pedir para expotar, coloque: Aresta maior: 29cm, por exemplo. E ele exportará corretamente. Espero que ajude.

  61. Quando vou exportar as fotos, a maioria não salva, qual seria o problema?

    • Karol | Equipe LB

      Oi Henry, normalmente é por falta de memória do computador, tente exportar menos fotos de cada vez e veja se funciona. Se não, poste aqui novamente 😉

  62. Boa noite!
    Minha dúvida é se preciso obrigatoriamente fazer o dimensionamento de imagem na exportação. Vi que você coloca os 5000, mas e se não colocar? Vou salvar em dvd e entregar ao cliente, não sei se ele vai mandar revelar ou apenas visualizar na tela. Como é melhor proceder nesse caso?
    Obrigada

  63. CLEBERSON HENRIQUE GONCALVES AFONSO

    Qual configuração é melhor para albuns, impressao ??

  64. Olá, boa noite! Estou com algumas fotos para serem salvas no Lightroom, mas todas as vezes que tento exporta-las, dá um erro com a seguinte mensagem: “Algumas operações de exportação não foram realizadas.” “Not enough memory”. O problema que tenho espaço no computador e de maneira nenhuma a memória está cheia. Será que podes me ajudar com essa situação?

  65. Preciso exportar uma foto com as seguintes presets:
    JPG entries should be NO MORE THAN 1000 pixels (on the longest side) .
    72DPI
    Adobe RGB (No CMYK)
    There should be no symbols or spaces in the name(s) of your image file(s).
    2MB

    e coloco tudo corretamente, mas quando vou ver esta maior que 2MB. Alguém poderia me ajudar????

  66. Boa tarde,

    tudo bem?
    Veja se consegue me ajudar… troquei meu PC e baixei o LR 5.7.1. Quando vou exportar as fotos ele diz que tem memória insuficiente. Porém não tem como ser isso, pois não tenho praticamente nada de arquivos nesse computador ainda. Tentei exportar a foto original e ele exportou. Mas quando quero exportar ela tratada ele não exporta. Cria a pasta dentro da pasta original e tudo, daí as vezes exporta 1 ou 2 fotos, as vezes nenhuma. Já tentei de tudo, mas não consigo entender o porque…
    Sabe o que poderia ser?

    Desde já, muito obrigado!

  67. Cleber Carvalho

    parabéns por todo compartilhamento de informações e ajuda a todos nós.
    minha dúvida é a seguinte: fotografo tudo em raw e quero fazer um álbum com todas as fotos com bordas superiores/inferiores. meu problema é que, sempre corto as fotos e elas acabam ficando assimétricas com as bordas (por exemplo, no instagram).. preciso de dimensões ideais tanto para postagens, como para futuras impressões com qualidades máximas dentro dessa realidade. vc pode me ajudar com isso?
    agradeço pelo seu tempo.

    • No instagram as fotos devem ser em proporção 1×1 (quadrado) para uma real apresentação. Não importa o tamanho e sim a proporção.

  68. as fotos estão no Lr e possível mandar para o Hd externo em Raw????

  69. Ola, bom dia. Trabalho com LR faz um tempo, e recentemente estou com um novo Mac. Desde então, seguindo o mesmo processo que sempre usei para exportar fotos tratadas para uso na internet, a foto exportada não apresenta a mesma boa definição que vejo na tela dentro do LR. Mesmo com a nitidez de saída marcada para tela, com intensidade alta. Alguma sugestão? Obrigada.

    • Sempre vai ter uma perda ao exportar os arquivos do Lightroom (RAW) para JPG, a melhor coisa a fazer é deixar sem nenhuma compressão ou alteração nas configurações de exportação. Exporte como a original só transforme para jpg sem diminuir ou redimensionar.

      • Obrigada pela resposta, Caio. Só que para alguns sites, temos que redimensionar porque não aceitam o tamanho original.

        • Daí você redimensiona pro tamanho que eles pedirem e deixa com o maior tamanho de arquivo possível permitido pelo site. 72 dpi´s

  70. Ahhh, me serviu muito!!
    Obrigadaa *-*

  71. Bom dia!! Seguinte, quando exporto as fotos do Lr para face ou impressão ela perde muito a qualidade, a nitidez… Já exportei de todas as maneiras possíveis.. pesquisei!! Até mesmo nas que foram citadas acima e não adianta.. as fotos perdem muito a qualidade!

  72. Gostei das dicas!
    Estou com uma dúvida, tirei uma foto em PB e quando passei pro lightroom (em Raw) deixei marcada a opção “como fotografado”, a foto continua colorida (já sei que fotos em raw ficam coloridas), mas quando passo pra PB ela está completamente diferente da versão JPG da minha foto. Ficou muito mais granulada, sem nitidez e com diferenças nas nuances de claro e escuro. Como faço para conseguir deixar REALMENTE como fotografado?

    • A questão é que o preview que você vê na câmera foi feito pelo software da mesma. Para obter o mesmo resultado vc terá que salvar a foto em JPG para a câmera salvar a sua edição ou fazer você mesmo com o RAW até que fique parecido.

  73. Quando clico estou no lightroom e vou em editar em photoshop cc 2015.5 (isso ja acontecia nas versões antigas) ele abre no photoshop a imagem sem as alterações do lightroom. mesmo eu pedindo para editar uma cópia com alterações. o que pode ser? Uso Mac.

    • Dê uma olhada nas configurações de exportação se não está desmarcado a opção de manter as edições feitas no DNG, ou tente converter para DNG antes de editar a imagem

  74. Olá Natan, parabéns pelo trabalho. Por favor, preciso de ajuda para exportação das fotos em JPG. (estou usando o LR 5.7) após tratamento das fotos tirada em RAW, exporto os metadados e creio que atualiza as fotos RAW original certo?. bem mas o problema e na exportação, póis por mais que altere os brancos, as fotos exportadas em JPG estão sempre estourada os brancos ficando inclusive bem mais clara (super-expostas) que os arquivos tratados . Vc tem uma dica para este prolema? Obrigado.

    • Confira o nosso tutorial que ensina a configurar o seu monitor. Pode ser algum problema no perfil de cores dele.

  75. SALVOU MINHA VIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  76. Galera estou com um problemão, edito no lightroom, no notebook fica uma cor e no cel outra… é normal? no celular sinto que fica mto mais saturada….quero usar nas redes sociais mas estou com esse problema….

    • De repente pode ser alguma configuração na tela de uma das máquinas que está diferente da outra. Isso é bem comum e a melhor forma de resolver é com um calibrador de cores ou ajustatr corretamente as configurações dos dois monitores para chegar num resultado que esteja bom em qualquer monitor.

  77. Rosane Macedonio

    Bom dia Natan, andei mechendo nas confirguraçoes de exportaçao das fotos e nao salvei, qual a dimensao para poder ampliar tbm e com uma otima resolução, por exemplo uso muito impressoes tamamaho 30/40 , e quando for fazer um banner qual uso. Obrigadissima pelas dicas

  78. Olá Natan. Quero participar de alguns concursos que exigem um tamanho determinado de fotografia, por exemplo, entre 1MB e 5MB. Como faço para ajustar no LR?

    • Nas propriedades de exportação tem uma parte onde você escolhe o tamanho máximo das suas fotos. Escolha o tamanho que precisar…

  79. Daniel Huk Araujo

    BOA TARDE PESSOAL TUDO BEM… PRECISO POSTAR NO FACEBOOK TRABALHOS ACADEMICOS POREM ELES SÃO EM FORMATO PDF E O FACE NÃO ACEITA. PRA LEITURA PRECISA SEM JPG. CONVERTER E FACIL MAIS EXISTE UMA FORMA DE JUNTAR TODOS PRA SER UM ARQUIVO SÓ PRA LER ONLINE ??? UM MUITO OBRIGADO.

  80. Amigo, poderia me esclarecer como se configura a Saida no Ligtrom de fotos em jpeg ( max qualidade na Canon 6D) editadas basicamente com cortes porém exportadas em 300dpi fica com brilhos em áreas Claras na imagem . Como deve ser configurada a exportação para q a qualidade seja equivalente a do arquivo original( jpeg máximo selecionado no menu da camera ) e que não apareça esse brilho forte ? Não sei se é uma pergunta banal rs mas a solução é de grande importância. Grato

    • Pode ser a calibração do seu monitor que não está boa e acaba tratando as fotos colocando brilho em excesso… Para exportação em alta qualidade eu deixo sempre sem compressão nenhuma e com o maior tamanho possível…

  81. A quem me possa ajudar. Até ao momento, nunca tive problemas em exportar fotos do LR para as pastas criadas para o efeito, depois de tratadas. Acontece que, de um momento para o outro, deixei de poder fazê-lo. Continuo a dar os mesmos “passinhos” que dava (com as configurações inicialmente definidas) e quando vou para exportar, o campo criado para o efeito com a palavra respectiva (“Exportar”), está a cinzento, não me permitindo efectuar a operação pretendida. Por falta de espaço no Disco rígido não será, pois há espaço de sobra . O que poderá ter acontecido então e o que poderei fazer para continuar a exportar as fotos tratadas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>