Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Como inserir logo nas imagens processadas no Lightroom

Como inserir logo nas imagens processadas no Lightroom

Header_BeforeandAfterLightroom

E aí galera tudo bem? Muita gente fica na dúvida de colocar assinatura nas fotos ou não, dependendo da fotografia uma assinatura bem feita não altera nada pro espectador da mesma, porém se o processo for mal executado, uma assinatura mal feita pode estragar uma foto totalmente, chamando toda a atenção do espectador para o “@fonte horrível fotografia” por exemplo. A primeira dica aqui é você ter a sua própria logo, algo que quando alguém bater o olho já associar ao seu trabalho então aconselho a você fazer uma logo mais bacana possível pois nem todos fotógrafos tem dons como designer e acabam economizando dinheiro na logo e estragando todas as fotos com uma logo mal feita ou como muita gente faz, usa a sugestão do software com a primeira fonte que aparecer e só escreve o nome.

DSC_9814

Não fica muito legal não é mesmo?

A primeira impressão de uma foto só com o nome do fotógrafo escrito não é boa porque somente um nome poderia estar perfeitamente escrito somente na legenda da foto, e digo mais o seu nome num canto de uma foto não vai deixar impossível de qualquer pessoa salvá-la e usá-la como sua então não tem porque se estressar com isso, e se você quiser muito que ninguém use o ideal é por uma marca d´água com a logo bem grande e transparente no centro da foto.

Suponhamos que  você só queira mostrar quem executou o trabalho mostrado na imagem e agora você tem uma logo pronta linda e maravilhosa com o seu nome ou o do seu estúdio, como fazemos para inseri-la nas suas fotografias processadas no Lightroom? Na verdade isso é bem fácil e após feito a primeira vez você vai poder salvar esse preset de assinatura e usar em todas fotos que você quiser com apenas 1 click.

foto1

Primeiramente vamos abrir uma foto já editada no modo revelação, após isso clique com o botão direito na foto e escolha o menu exportar, dentro do menu exportar selecionamos novamente exportar como mostrado acima.

O menu irá abrir, desça a barra de rolagem até a parte escrita Marca D´Água e clique em Editar Marcas D Água.

foto3

Logo na primeira parte temos já a opção do tipo de imagem onde está escrito Selecione uma imagem  PNG ou JPG, agora clique no botão escolher. O seu browser irá abrir e lá selecione a sua nova logo, o ideal é ter a logo em formato PNG sem nenhum background em três cores: branco, preto e cinza. Mas por quê isso? Como editamos diversos tipos de foto nem sempre uma logo branca irá ficar boa se o fundo for muito claro, a não ser que sombreamos a logo o que não fica muito legal. Então para casos diversos tendo a sua logo com as três opções de cor vai te dar maior facilidade para trabalhar em fotos com situações adversas, mas na maioria das vezes o ideal é o branco mesmo. Após selecionar o local onde está a sua logo o preview vai aparecer e daí você pode começar a trabalhar com a sua logo para acertar o local exato que precisa que ela esteja.

foto4

No meu caso diminui a opacidade para 90, para dar uma certa transparência porém não sumir com a logo. Tamanho deixei como está e caso você precise por a logo bem grande como marca d água basta selecionar o modo ajustar e diminuir mais a opacidade. Passamos também a logo para o canto inferior esquerdo para não atrapalhar a imagem, pois os sujeitos principais da foto (o casal) está do lado direito então quero focar a atenção no lado direito e não podemos deixar o espectador focar a atenção na logo. Após isso clique em salvar e o Lightroom vai te perguntar o nome da sua nova predefinição, basta escolher por exemplo: Logo Branca Inf Esquerdo e clicar em criar.

Pronto agora toda vez que você for exportar uma foto no seu Lightroom a opção salva vai estar selecionada em marca d água no menu de exportação e após ter feito um preset para cada canto da suas imagens basta escolher qual o mais adequado no menu para a imagem e sem nenhum esforço a sua logo estará na imagem.

DSC_9814-2

Simples não é? Bom fico por aqui e espero que tenham gostado deste tutorial, que apesar de simples pode ajudar muitas pessoas a pararem de assinar erradamente boas fotos estragando-as na maior parte das vezes.

Não esqueça de compartilhar e curtir nas redes sociais se você tiver achado legal!

Até o próximo tutorial.

4 comments

  1. Olá, tento selecionar uma imagem em PNG que no visualizador aparece sem fundo (transparente), mas quando abro para usar como marca d’água, o fundo fica branco. O que pode ser?

  2. É possível inserir dois logotipos em locais diferentes na foto?
    Por exemplo: Um no canto embaixo e outro logotipo em cima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>