Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » 5 Dicas para facilitar a sua mobilidade no Lightroom

5 Dicas para facilitar a sua mobilidade no Lightroom

Header_BeforeandAfterLightroom

E aí pessoal do portal Lightroom tudo bem? Hoje mostraremos cinco coisas que você provavelmente não sabia que podiam ser feitas diretamente no seu software de edição, melhorando ainda mais o seu desempenho e facilitando a mobilidade para usar as suas coleções em outras plataformas, além de economizar o seu disco rígido entre outras facilidades!

Vejam abaixo as cinco que destacamos para vocês. 

1 – Veja suas coleções no iphone e ipad:

Após a atualização do Lightroom 5.4 o Adobe introduziu a capacidade para assinantes do Creative Cloud para ver suas coleções sincronizados no iPad. Agora, com o Lightroom 5.5 esta função foi estendida também para iPhones.

Tudo que você precisa fazer é atualizar o seu Lightroom para a versão mais recente e baixar o Lightroom para iPhones app no seu telefone.

Então, uma vez que você tiver vinculado Lightroom para a sua conta do Creative Cloud, basta você marcar as coleções que você deseja sincronizar.

Após isso, você vai ser capaz de ver as imagens das suas coleções escolhidas, fazer ajustes não destrutivos e classificar suas imagens diretamente do seu iPhone/iPad.

lrmobile0102

2 – Use um driver externo:

Uma das grandes características do Lightroom é que ele pode trabalhar com imagens armazenadas em um disco rígido externo, até mesmo com um NAS (armazenamento anexado de rede) da unidade, para que você não fique sem espaço no disco rígido do seu computador. Se você começou usando as imagens em seu HD interno e quiser movê-las para um disco rígido externo, certifique-se de que você esta movendo elas dentro do Lightroom para que o software possa manter o controle dos arquivos. Você também pode armazenar seu catálogo, o arquivo .lrcat que contém todos os dados sobre as suas imagens, em uma unidade externa. Você só precisa clicar duas vezes nele para abri-lo no Lightroom. Isso pode ser muito útil se você quer alternar entre diferentes computadores.

External drive data recovery

3 – Economize espaço usando o modo solitário:

Uma questão que muitos usuários reclamam do Lightroom é que ele pode ser difícil encontrar o painel de ajustes de controle que você está procurando quando se desloca entre os painéis para cima e para baixo no módulo de Revelação. Mesmo estando bem acostumado com os painéis as vezes chegar no painel desejado pode levar um pouco do seu tempo.No entanto, no modo Solo o Lightroom desmorona automaticamente qualquer painel que é selecionado, deixando os outros painéis comprimidos e facilitando a vida do usuário.Isto significa que você pode ver mais opções sem precisar rolar a barra de ferramentas o tempo todo facilitando muito edições mais complexas.Para ativar o modo Solo, clique com o botão direito (Ctrl + clique – Mac) em qualquer área cinza escuro dos painéis laterais esquerda ou direita e selecione a caixa de Modo Solitário na lista pop-up que aparece.

foto 3

4 – Use presets de calibração da câmera:

A maioria das câmeras digitais permitem que você especifique alguns parâmetros das imagens JPEG (saturação, contraste e nitidez), com opções como Paisagem, Fiel e etc. Neutral Picture Control (Nikon ) e Picture Style ( Canon ) O Lightroom permite que você aplique esses perfis para arquivos raw através do painel Calibração da câmera no módulo de Revelação . Para alterar o perfil, siga até o painel calibração da câmera e clique nas palavras ‘Adobe Standart’ para revelar a lista disponível e selecione o que você quer usar.

foto 4

5 – Usando a Prova Virtual para impressão:

O modo prova virtual permite-lhe ver como uma impressora ou laboratório vai reproduzir as cores de uma imagem e permitem ajustar qualquer uma delas que esteja “fora de gama” ou seja, que não pode ser replicado corretamente. Depois de baixar e instalar o perfil de cores para a impressora ou laboratório que você vai usar, tudo que você precisa fazer é marcar a caixa Prova Virtual logo abaixo da parte inferior esquerda da imagem visualizada. Isto irá abrir um painel que permite que você selecione o perfil desejado a partir de uma lista suspensa. Todas as cores que estão fora da gama serão destacadas em vermelho.

foto5

 

Bom pessoal espero que tenham gostado dessas cinco dicas que podem ajudar, e muito em algumas situações adversas. Usem e abusem dessas funções e melhorem ainda mais a sua mobilidade ao usar o Adobe Lightroom.

Não esqueçam de curtir e compartilhar nas suas redes sociais se tiverem gostado, nos vemos em um próximo tutorial!

8 comments

  1. Marcio Maisonette

    Olá!

    Primeiramente, meus PARABÉNS! Venho acompanhando o trabalho do Lightroom Brasil a um certo tempo e gosto muito de tudo que venho aprendendo por aqui.

    Pergunta: Sincronizando as coleções com dispositivos móveis, pode facilitar o processo de compartilhamento de fotos em Redes Sociais como o Instagram ou 500px?

    Pergunto isso pois hoje, no meu workflow, eu edito as imagens dentro do LR, exporto para o Dropbox e de lá eu salvo no dispositivo móvel para aí sim fazer o compartilhamento dentro da rede escolhida. Isso me garante qualidade de imagem, porém não é tão agíl quanto eu gostaria.

    Fico no aguardo da sua resposta e parabéns novamente pelo grande trabalho sendo feito no site.

    Um abraço!

    MMaisonette

    • Karol | Equipe LB

      Oi Marcio, sim o Lightroom para dispositivos móveis oferece a opção de compartilhamento automático com as principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, e outras. Acredito que vai otimizar seu trabalho :)

  2. Caetano Hammerschlag Mendes

    Ola, eu queria saber se tem como deixar uma edição já programada no lightroom para todas as fotos.

    exemplo: Em todas as fotos eu coloco a mesma intensidade, mascara, luminancia e contraste, queria saber se tem como deixar isso como base em todas as fotos. (nao sei se formulei certo a pergunta, espero que tenha dado para entender)

    • Existe sim, no modo Biblioteca do lado direito tem as pré-edições, você pode usar por lá com várias fotos selecionadas ou criar um preset e usá-lo no ato da importação.

  3. As fotos que estão dentro do Lightroom ocupam o HD do computador ?
    Posso então passar tudo para um HD externo ? Sem perder nada ? Como faço isso ?

  4. Prezados estou descobrindo hoje (agora) o site, e pode ser o que eu procurava. Dicas do LR em português.
    Muito me interessou a dica 2, pois estou com problemas de espaço de armazenamento das minhas fotos. Já me falaram do NAS para ser usado como servidor de arquivos mas não encontro informações(em português)) do uso do LR com o NAS. Tenho um plano Creative Cloud Photography plan e gostaria de dicas de onde encontrar informações sobre isso. Obrigado

    • No site da Adobe você encontra informações sobre isso. De qualquer jeito vai funcionar como um HD normal só em network drivers vc não pode por a sua bibllioteca, somente os arquivos. A biblioteca tem que ir em locais físicos de drive

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>