Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Como fotografar em baladas e eventos noturnos

Como fotografar em baladas e eventos noturnos

baladas-banner

Olá pessoal tudo bem? Continuando as nossas dicas de fotografia hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem fotografa eventos. Já reparou como pode ser difícil fotografar numa festa onde está tudo escuro e com diversas luzes coloridas passando? Você muda a abertura e nada, aumenta a exposição e nada, muda o seu flash de TTL para manual e mesmo assim as fotos ficam sem graça e com uma coloração péssima. E pior ainda se você tentar por o obturador mais lento sem o flash e vai acabar com fotos sem nenhuma nitidez.

Bom hoje vamos ensinar uma técnica que pode te ajudar muito nessa hora difícil e vai mudar as suas fotos de uma coisa sem graça para uma totalmente viva e com movimento. A técnica de usar light-painting com a própria iluminação do evento é muito usada por grandes fotógrafos de nightclubs e apesar de ser uma técnica simples, pode exigir um pouco de tempo do fotógrafo até acertar a configuração correta da câmera.

Por quê isso acontece?

Com o obturador em velocidade rápida (o necessário para fotografar pessoas em movimento) a câmera não tem tempo de captar as cores do lugar pois como o flash se torna necessário por causa da luz baixa ele acaba ofuscando as cores da iluminação do club.

Sai aquela famosa foto estourada e sem cor…

O que fazer?

A primeira coisa a se fazer é desligar todos os controles automáticos da câmera, menos o foco e depois os do flash. Coloque uma lente grande angular, algo entre 10mm e 35mm e parta para os testes.

Aconselho ser o primeiro a chegar no local para deixar a câmera já configurada para todo o evento, se você tiver uma câmera que permita salvar dois modos diferentes é uma boa opção. Deixe uma para as fotos do local e outro para fotos dos convidados e artistas.

Após isso pegue o seu flash e comece os testes, o ideal é apontar ele para o teto para iluminar melhor as pessoas que você vai fotografar, além de não ficar dando com o flash na cara de todo mundo (não vão gostar nem um pouco).

A primeira configuração que deve ser feita é colocar o Flash em modo “Rear”, isto significa que o flash vai ser ativado no final da exposição. Essa função vai fazer com que a pessoa fotografada fique congelada na imagem e somente após a câmera já ter pegado todo o ambiente que circunda o indivíduo fotografado. Diminua a potência também para algo em torno de 1/2 ou 1/8 a depender da iluminação do local.

Agora abaixe o seu obturador para velocidades bem baixas como 1/2 , 1/4 , 1/8 e vá testando e fotografando até chegar num consenso onde a cor e as pessoas fiquem harmônicas. Caso você queira menos ou mais movimento pode usar valores abaixo ou acima disso também. Fica a seu critério, com uma velocidade menor mais cores e luzes entraram na sua câmera, tome cuidado para não estourar, use a sua abertura e ISO para compensar até chegar onde quer.

Você vai perceber que as fotos começaram a ficar mais parecidas como essa:

las_vegas_nightclub_dancefloor

Agora que você já pegou a exposição e tempo correto para o tipo de imagem que você quer fazer lembre-se que em cada local do ambiente a luz será diferente. Por exemplo no palco as fotos podem ficar boas com uma abertura de 9.1f e na pista onde é mais escura ficará melhor com uma abertura menor como 5.6f (eu costumo usar entre esses dois valores).

Agora você pode fotografar todo o evento tranquilo sem se preocupar muita com as configurações da câmera. Todas fotos sairão parecidas e com coesão entre elas.

Fica muito legal também você dar uma sacudida/girada/zoom na câmera após apertar o disparador e no finalzinho da exposição aponte para a pessoa que você quer fotografar. O flash vai congelar ela e o movimento que você fez com a câmera vai criar uma pintura com a iluminação colorida da festa ou dos equipamentos do DJ, etc.

night 4

night 5

No começo pode ser um pouco difícil mas quando você chegar na configuração certa da câmera pela primeira vez vai ficar impressionado com a diferença da qualidade e da nitidez que ficaram suas fotos, sem contar que vai poder usar um ISO baixíssimo como 160 ou 320. E outro detalhe, se você fotografa no mesmo local várias vezes, só vai precisar fazer isso uma vez e sempre lembrará as configurações para os próximos eventos. O seu trabalho semanal vai ficar bem mais tranquilo e suas fotos estarão sempre com o mesmo padrão de qualidade.

Bom, é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado dessa dica que vejo muita gente passando aperto para acertar. Fotografar em festas lotadas e ainda ficar brigando com a câmera pode ser frustrante, isso agora acabou. Curta com os convidados e tenha a alegria repassada para as suas imagens!

14 comments

  1. janethe santiago

    como faço esse efeito dessa ultima foto com o fundo tipo girando

  2. Caio ! Parabéns pelo seu trabalho ! Eitá gente ignorante não? apenas perguntam, perguntam…e não sabe a palavra Educação !!!AGRADECER !!!!lamentável hein dona Janethe !!!!

  3. Viktor Noebauer

    Olá, como coloco o flash em modo “rear”? Estou pensando em comprar um flash agora, o modelo YN560IV, como sei se ele tem esse modo?

    • No flash dessa marca não sei mas o Nikon e Canon é só ir nas configurações do flash que você terá essa opção lá no mesmo local onde pode escolher a opção para retirar olhos avermelhados.

  4. Muito bom artigo, parabéns. Mas, tenho uma dúvida, o fato de fotografar em baixa velocidade com câmera não mão deixa a foto tremida?

    • Não porque o Flash vai congelar a imagem, por isso a necessidade dele ser ativado no final antes do sensor fechar novamente.

  5. Douglas Alan Albino

    Muito da hora parabéns gostei muito, só queria saber que flash você usa e em que modo ele estava.

    • Um SB 910, modo manual sem TTL 1/8 + 0,3 (compensação) na maioria das imagens… mas isso será alterado a todo momento a depender da luz etc

  6. Gostei muito da matéria, to retornando ao ramo de fotografias noturnas, preciso de um help pra escolher uma câmera, tem como indicar algo? Trabalhei durante 2 anos com uma T3i, porém acabava granulando muito algumas fotos, tem algum modelo atual que ajude na redução desse ruido na hora da foto e não precisar ficar mexer muito no LightRoom depois, foto por foto? sendo uma câmera de entrada, com um custo mais acessível (até 2k seria interessante)…

  7. Olá
    Estou antes demais parabéns pelo tem site e por este tópico
    O meu nome e Jorge e só um videografo Portugues, um amigo pediu-me para fotografar no bar dele, mas não estou a conseguir captar os fundos será que me podes ajudar?
    Que valores na maquina posso usar?
    E que valores no flash?
    Sem querer abusar que valores utilizas-te na primeira e na ultima foto?
    Eu uso uma Nikon D7100 com um Flash Meike 910

    • Olá amigo, bom primeiro é muito difícil eu te passar algum valor de flash e exposição para o local. O ideal é você ir no local quando não estiver funcionando e testar diferentes configurações até chegar no desejado. Cada luz é uma luz e cada local é um local, e as vezes no mesmo local se as luzes ou pessoas se movimentarem a configuração pode ser diferente. Aconselho começar com os valores falados no tutorial e a partir daí fazer alterações até chegar no valor que fica melhor pro bar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>