Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Como salvar pincéis personalizados no seu Lightroom

Como salvar pincéis personalizados no seu Lightroom

new-one

Você usa o pincel de ajuste local no Lightroom? Quase o tempo todo! E posso garantir que é uma ótima ferramenta para fazer pequenos ajustes locais que podem percorrer um longo caminho e fará um grande impacto sobre a imagem global.

Como você sabe que é muito importante um fluxo de trabalho eficiente, ou seja, quanto mais rápido melhor. Mas mais importante ainda é ser preciso e consistente, de modo que todas as imagens tênham o mesmo estilo de edição, dando uma personalidade forte para todo o artista. Uma boa maneira de fazer isso além de usar suas próprias predefinições guardadas, é ter um conjunto de predefinições de pincel personalizado que eu possa acessar rapidamente para fazer edições mais minuciosas.

Por exemplo, eu gosto de vinhetas nas minhas imagens para chamar a atenção para os meus assuntos principais. Claro que eu poderia apenas ir para a escova a cada vez, ajuste o controle deslizante de exposição para um pouco menos e trabalho com o pincel. Mas, parece que seria uma idéia melhor ter os mesmos valores iniciais a cada vez que for usar, dando-me um ponto inicial consistente, mas que me permita ajustar a vinheta mais um pouco caso eu precise a cada imagem.

Vamos ensinar agora alguns passos para você criar os seus pincéis personalizados no Lightroom e melhorar o seus workflow ainda mais. Confira estes passos simples para criar e salvar seus próprios pincéis de ajuste personalizado!

foto1

Passo 1: Abra o Ferramenta Pincel de Ajuste (Letra “K” no teclado)

Acesse o pincel de ajuste local no módulo Revelação, encontrado na barra de ferramentas um pouco acima do painel Básico. Faça alterações em qualquer slider que você precise. Seja criativo – abusar mais de um controle deslizante em um momento só aumenta a eficiência da escova que você está criando. Aqui eu diminuí a exposição, acrescentei contraste e alguma saturação, meu combo favorito para trazer riqueza ao fundo em uma imagem.

foto-2

Passo 2: salve o seu pincel personalizado depois de ter ajustado os controles deslizantes como desejado, você vai ver que perto do topo do painel de escova, ao lado da palavra “Efeito” ele vai dizer agora “Personalizado”. Clique na palavra personalizado para acessar no menu suspenso e, em seguida, navegue até a última opção, que é “Salvar configurações atuais como nova predefinição”.

Escolha essa opção.

foto-3

Passo 3: Nomeie seu novo pincel de ajuste quando a caixa de diálogo irá aparecer pedindo-lhe para nomear seu novo preset. Use um nome que faça sentido e seja prático. Por quê? Quando você precisa acessar a predefinição de pincel no futuro ele não se torne um jogo de adivinhação e garimpo pelos 300 pincéis que você já criou.

Para este preset eu simplesmente usei “MAIS CONTRASTE”, que é exatamente o que esta escova vai fazer quando aplicado. Clique em “Criar” para terminar de fazer o seu pré-definido. Por que a caixa alta? Eu uso assim para diferenciar mais facilmente os meus presets dos que já vieram com o Lightroom e third party´s.

foto-4

Passo 4: certifique-se de que salvou corretamente para garantir que o seu pincel foi criado, agore volte para o menu suspenso “Efeito” e agora você deve ver sua nova predefinição no meio do menu, abaixo da linha que divide os presets deslizantes individuais. LR4 e acima vêm com algumas predefinições padrão que você também vai encontrar na mesma seção. Para usar este pincel no futuro, você pode acessá-lo a partir da lista. Clique e suas configurações estarão lá e é só sair pintando com o seu pincel predfinido.
Passo 5: Faça backup dos seus pincéis personalizados.

Agora que você tem os seus pincéis pré-definidos, você deve certificar-se de salvá-los em um disco rígido ou no armazenamento em um cloud, apenas para ficar 100% seguro. Mas onde eles estão escondendidos em seu computador? Para Mac está na pasta do usuário, ou dentro do LR vá até o menu > Preferências> Presets > Mostrar a Pasta dos Presets Lightroom e para usuários de PC: Editar > Preferências> Presets> Mostrar Pasta dos Presets

foto-5

A pasta vai abrir, levando-o até a pasta Lightroom. Vá até Lightroom > Presets e ajuste local para encontrar seus pincéis. Copie e cole todos os pincéis personalizados em um local seguro e, em seguida, saia desta pasta. Agora seus pincéis serão guardados com segurança e terá sempre ao seu alcance e a medida que for salvando diversos pincéis vai perceber que essa ferramenta pode ser muito útil e facilitar bastante o workflow de quem edita muitas fotos.

Bom espero que tenham gostado dessa dica e não esqueçam de curtir e compartilhar nas suas redes sociais se tiverem achado útil para todos poderem ter o conhecimento. Até a próxima

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>