Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Novos sistemas iOs e Android mobile com suporte para arquivos em RAW

Novos sistemas iOs e Android mobile com suporte para arquivos em RAW

mobile-raw

Essa notícia provavelmente irá mudar o mundo da fotografia como vemos hoje, se não for uma coisa rápida irá acontecer com o passar dos anos, mas essa notícia já se tornou motivo de muita gente feliz e muita gente triste. Principalmente os fotógrafos puristas que não gostam de novas tecnologias, afinal se já tínhamos muito fotógrafos de celular, agora eles irão aumentar ainda mais.

Além disso a Adobe anunciou uma grande atualização para Lightroom Mobile, e uma das novas características emocionantes é nova capacidade do aplicativo para abrir qualquer tipo de arquivo RAW que pode ser aberto no Lightroom para o Desktop. Anteriormente, o Lightroom móvel suportava edição RAW, mas apenas para arquivos DNG. Isto significa que é a primeira vez que você vai ser capaz de abrir e pós-processar os arquivos RAW nativos criados por qualquer câmera em tempo real no seu dispositivo móvel.

dng-logo

Os novos recursos são encontrados no novo Lightroom para iOS 2.4 e o Lightroom para Android foi atualizado para a versão 2.1, mas ele não tem essa funcionalidade de abrir um RAW expandido (até o momento). Nenhuma palavra sobre quando ele pode chegar para o sistema Android o que deixou os usuários bem chateados.

“Com a visualização de tecnologia raw, você vai ser capaz de importar/fotografar fotos cruas imediatamente no seu iPhone ou iPad, editá-las e depois compartilhá-las, em qualquer lugar você tiver uma conexão de Internet”, e além disso a Adobe escreveu: “Nosso objetivo com o Lightroom para celular é torná-lo uma parte indispensável do seu fluxo de trabalho na fotografia.” Uma vez que você abrir um arquivo RAW no Lightroom Mobile, você será capaz de fazer as mesmas coisas que você pode fazer num desktop ou laptop: ajustar o equilíbrio de branco, recuperar destaques estourados, acessar os dados de cores originais, editar uma foto não-comprimida, e mais, “Além do mais, o arquivo RAW você trabalha com no Lightroom para iOS é automaticamente sincronizado com o Lightroom em outros dispositivos, o que significa que você pode facilmente transitar entre seus dispositivos, enquanto trabalhava com novos clicks.

iphone-accessories-for-photographer-review

Edições, classificações de estrelas, e bandeiras são todos sincronizados. A Adobe diz que já testou o aplicativo com arquivos pesados, bem como, incluindo as imagens de 50 megapixels da nova Canon 5DS em um iPhone 6. “Nós testamos o Lightroom para celular através e de sua velocidadede em uma série de arquivos diferentes para poder provar que você realmente pode editar quase qualquer foto em qualquer lugar”, diz a Adobe. Aqui estão alguns exemplos de fotos em RAW ou DNG tratadas no Lightroom Mobile, e pode acreditar foram feitas sem passar por qualquer computador.

lightroom-mobile-dng-jpeg-capture

A edição de fotos RAW é um grande recurso que está sendo lançado no próximo iOS 10 da Apple, por isso o timing da Adobe permite à empresa obter uma vantagem inicial contra o iOS na batalha em edição de fotos não comprimidas. Além de ” visualização de tecnologia cru, ” Lightroom iOS 2.4 também está transformou em lineares as seleções radiais, atalhos de teclado ao usar um teclado externo, uma inserção de autor para iPad em todas as fotos importadas e ligar perfis de lentes. Além disso o Lightroom Android 2.1 está recebendo um novo e poderoso modo Pro para a câmera embutida  e um widget nova câmera para acesso direto. Você pode baixar Lightroom iOS 2.4 e Lightroom Android 2.1 no iTunes e Google Play, respectivamente.

maxresdefault

“Em um mundo perfeito, as pessoas seriam capazes de fotografar em RAW, sem as frustrações associadas a ter uma variedade de formatos de arquivos”, escreveu o criador do Photoshop Thomas Knoll, “a nova versão iOS 10 da Apple nos move um passo mais próximo a este mundo perfeito.” Agora que iOS 10 e OS Android usam Adobe DNG como formato de arquivo padrão para fotografias RAW, escreve Thomas, fotografia RAW está se tornando mais acessível para mais fotógrafos. “Esta é uma notícia maravilhosa se você se preocupa com a qualidade de suas imagens.” porém a opção de fotografar em DNG só estará disponível para o iPhone 6S / Plus, iPhone SE, iPad Pro 9.7, e Phone 7 / Plus, os usuários do iPhone 6 ainda não tiveram esta sorte.

Acho que todos usuários podem esperar imensas mudanças em aplicativos e utilitários para suas câmeras móveis daqui para frente e muita coisa vai mudar no mundo da fotografia a partir de agora, estamos anciosos pelas novas tecnologias que surgirão à partir desta nova utilidade dos nossos telefones que hoje em dia a última coisa que se faz com eles é uma ligação.

Até breve!…

One comment

  1. Antes mesmo d’eu ler esse post eu, “acidentalmente”, já havia descoberto essa possibilidade nos aplicativos mobiles. Eu não poderia estar mais feliz. Nas duas últimas sessões que fiz, uma em campo aberto fotografando pets e outra num estúdio de música, pude rapidamente abrir o RAW no meu iPhone, editar as fotos e postá-las nas redes em poucos minutos, ao invés de esperar levar o equipamento para casa e descarregar os arquivos no PC. Além de que o cliente fica muito surpreso com a rapidez que esse processo é feito e a qualidade é exatamente a mesma.
    Tenho usado o Lightroom e Photoshop mobile. São apps gratuitos exceto para usar o Cloud Creative.

    Apesar da facilidade, óbvio que não é recomendado para arquivos em que precisarão de grandes edições. O apps são feitos somente para rápidos ajustes. Para o Lightroom eu dou nota 10 e para o Photoshop Express nota 8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>