Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas para fotografia através do vidro

Dicas para fotografia através do vidro

header_beforeandafterlightroom

Oi pessoal tudo bem? Já viram aquelas fotos e timilapses de cidades de um ponto tão alto que fica difícil saber como foi feito? Bom na maioria dos casos o que foi usado foram técnicas para fotografar através do vidro e/ou janelas em prédios bem altos. Abaixo vamos dar algumas dicas para você poder começar a experimentar esse estilo de fotografia.

A primeira dica que posso dar para vocês é:

Escureça as luzes

Quando for fotografar em um quarto de hotel ou em qualquer lugar você tem que ter o controle da luz ambiente, faça tudo que puder para minimizar a luz interior. Ao fotografar à noite, use persianas ou venezianas na sala. Evite isso à luz do dia, porque as cortinas ou persianas vão criar reflexos.

Ao fotografar a partir de uma torre de observação, tentar encontrar um ponto escuro na sala que está e veja se há elementos de arquitetura (pilares, vigas de suporte, etc.) que você possa usar para bloquear a luz. Chegue com a lente o mais perto da janela possível. Eu costumo tentar não tocar a lente no vidro porque o movimento e as vibrações do edifício podem bater na câmera. Use uma saia para lente, a saia é a melhor solução que eu encontrei até agora. Contanto que eu não fotografe em um ângulo extremo, ela corta as reflexões completamente. Ela também se dobra para fácil armazenamento e transporte. As vezes gostaria que a saia lente fosse maior -especialmente quando fotografar de 16 milímetros ou mais.

O problema do tamanho é agravado quando se fotografa com a câmera em um ângulo muito aberto. Isso pode ser solucionado um pouco colocando fitas especiais nas bordas da saia para estender seu alcance e selar as costuras. Tente um polarizador Muitos fotógrafos relatam o sucesso com o uso de um filtro polarizador para remover reflexos de vidro. Para mim, é levar e perder. Um polarizador parece ajudar a reduzir os reflexos, mas não eliminá-los. Isso pode piorar a situação. Se você não tem o luxo de fotografar com um monitor externo, pode ser difícil dizer se um reflexo está presente ou não. As reflexões podem não aparecer bem na pequena tela LCD da câmera, mas mais tarde, para o seu desespero, um monitor de computador pode revelar o contrário.

Outro problema com filtros de polarização é que você tem que comprar e levar um para cada lente. Você pode comprar uma série de conectores e anéis, mas sendo que o filtro não é a melhor solução, eu evitaria o seu uso.

Tente um “Rubber Lens Hood” (manta de borracha para lente)

leannecole-photography-through-glass-1038-717x478

Eu tentei um desses, mas não estava muito convencido do seu valor. Ele funciona bem quando a câmera está em linha reta. Mas eu freqüentemente gosto de inclinar a câmera para baixo ou para o lado para criar a composição que eu quero, e isso faz com que a manta da lente se torne menos eficaz em bloquear reflexões. E, semelhante a um polarizador, você tem que comprar e levar uma manta para cada lente o que pode aumentar ainda mais todo o seu trabalho.

Tripé de ventosa:

O tripé de ventosa Fat Gecko e a saia da lente é o meu combo favorito para fazer timelapses através do vidro. Primeiro porque é fácil de transportar. Ele tem tudo que preciso para fazer o trabalho como os atributos adicionais de furtividade e velocidade. Em algumas situações, um tripé é muito visível. Com a prática eu agora sou capaz de montá-lo rapidamente todos os tipos de lugares como de elevadores de vidro, janelas laterais de táxi, pára-brisas monotrilho e lobbies de hotel sem chamar a atenção para mim. O que pode ser muito importante em algumas situações, principalmente se o local não permitir fotos.

a

 

Use uma jaqueta para cobrir a câmera

Método para quem não quer investir muito e tem uma jaqueta toda preta (de preferência), isso vai tirar a maioria dos reflexos do vidro.

leannecole-photography-through-glass-1026-717x403

Se você tiver algumas dicas para fotografia através de um vidro, por favor compartilhem no nosso grupo do Facebook ou nos comentários. Creio que devem existir infinitas formas e dicas DIY para esse tipo de trabalho que se for bem feito pode ficar muito interessante. Fazer time-lapses em movimento pode dar um efeito muito legal se for feito em tranportes públicos como trens e metrôs. Use e abusa da criatividade e tire fotos de prédios bem altos que farão qualquer pessoa ficar com um belo frio na barriga.

Saia para lente:

Se você quer fazer fotos mais profissionais, aconselho a usar esse equipamento que não é tão caro e pode ser usado com um tripé comum.1460123194000_img_398706

A fotografia através de vidros pode permitir fotos que normalmente não poderíamos tirar em outra situação e um reflexo pode estragar um lindo trabalho e ficar bem difícil de ser retirado na pós-produção.

Bom pessoal, espero que tenham gostaodo destas dicas e não deixem de postar o seu trabalho com o antes e depois no nosso grupo Lightroom Brasil no Facebook para obter o feedback da nossa comunidade.

Até a próxima e não se esqueça de curtir e compartilhar nas suas redes sociais, abraço a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>