Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » 10 Dicas para melhorar suas fotos

10 Dicas para melhorar suas fotos

header_beforeandafterlightroom

“Como faço para tirar fotos melhores?”

É a pergunta que rodeia a todos nos fotógrafos todo o tempo, ao longo da minha jornada aprendi algumas coisas e separei 10 que acho muito importante para repassar para vocês do Lightroom Brasil, espero que gostem! Aí vão:

1.Fique perto da ação

Foi o famoso fotojornalista Robert Capa que uma vez disse: “Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente.” Ele falava sobre entrar na ação. Se você sentir que suas imagens não estão ‘popping’, dê um passo ou dois mais perto de seu assunto. Preencha o quadro com o seu assunto e veja o quanto melhorou, agora a sua foto vai ficar sem tanto espaço desperdiçado. Quanto mais perto você está do assunto, melhor você pode ver suas expressões faciais também.

closeup-photography-22

2.Fotografe todos os dias

A melhor maneira de aprimorar suas habilidades é praticar. Muito. Clique tanto quanto você pode – não importa realmente o quê. Passe horas e horas atrás de sua câmera. Como suas habilidades técnicas melhoram ao longo do tempo, sua capacidade de aproveitá-las para contar histórias também. Não se preocupe muito com o que irá usar para começar. Experimente, seu estilo – sua “voz” – surgirá no tempo. E será mais autêntico quando acontecer. – Leah Robertson

3.Observe a luz

Antes de levantar a câmera, veja de onde a luz está vindo e use-a para sua vantagem. Se é luz natural que vem do sol, ou uma fonte artificial como uma lâmpada; Como você pode usá-lo para fazer suas fotos ficarem melhor? Como a luz interage com a cena e o sujeito? Está destacando uma área ou lançando sombras interessantes? Estas são algumas das coisas que você pode utilizar para fazer de uma foto comum uma imagem extraordinária.

6981258-candle-light-photography

4. Peça permissão

Ao fotografar pessoas, especialmente em países com culturas e línguas diferentes, pode ser difícil de se comunicar. Em certos países, se você fotografar alguém que você não é “suposto” para fotografar, pode ficar feio e áspero muito rapidamente se você não tiver cuidado. Portanto, por respeito, você deve sempre pedir permissão. “Comecei a filmar uma série de crianças de escola no Paquistão. Meu guia me ajudou com a linguagem e me limitei a sorrir, apertar as mãos, e dar uns “hi-five” mostrando-lhes a imagem na parte de trás da minha câmera, uma vez que isso foi feitofiquei até surpreso com a rapidez com que as pessoas se abriram” – Andrea Francolini

portrait-old-man-darjeeling-india

5. Use o flash durante o dia

Você pôde pensar que você deve somente usar o flash na noite ou em interiores, mas isso não é o caso. Se um dia está extremamente brilhante do lado de fora e o sol está criando sombras ásperas em seu assunto, ligue seu flash. Ao forçar luz extra para o seu assunto, você será capaz de preencher essas sombras feias e criar uma exposição uniforme.

6. ISO

Há muitas perguntas a fazer-se quanto à descisão de qual ISO usar: A que hora do dia você está fotografando? Se você estiver filmando a céu aberto durante o meio do dia, você precisará usar um ISO menor, como 100 ou 200. Mas se está denoite, sem um tripé você terá que aumentar a ISO para um número maior para ser capaz de Gravar a luz no sensor da câmera. O assunto está bem iluminado? Se o assunto ou cena estiver muito escuro, você precisará usar um ISO mais alto, como 800 ou 1600. Você quer uma imagem nítida ou uma imagem com mais movimento nela? Usando uma velocidade de obturador alta para capturar movimento rápido pode significar que você precisa usar um alto ISO para compensar. Da mesma forma, se você estiver usando uma velocidade de obturador lenta para capturar o desfoque, você precisará de um ISO baixo para compensar. Não se esqueça, aumentar seu ISO aumenta o tamanho de grão ou pixel em sua foto. Portanto, não use um ISO de 3200 ou 6400 se você não quiser uma foto com um monte de “ruído digital”.

7. Compre livros, não equipamentos

Ter equipamentos caros para a câmera não significa sempre que você fará boas fotos. Eu vi algumas imagens absolutamente incríveis feitas com nada mais do que um smartphone. Em vez de ter dez lentes diferentes, investir em alguns livros de fotografia é uma idéia fantástica. Ao olhar para o trabalho dos mestres, não só você vai ficar inspirado como vai sair com novas idéias para melhorar suas próprias fotos.

4980900272_78afa236a2_z

8. Leia o manual da câmera 

Parece besteira mas quase ninguém lê. A melhor maneira de saber o que fazer com a sua câmera é realmente ler o manual. Muitas pessoas sentem falta desta etapa realmente importante em sua jornada fotográfica. Cada câmera é diferente, por isso, lendo o manual você vai conhecer todas as coisas mirabolantes que ela é capaz de executar.

9. Não tenha medo de pedir opniões e tirar dúvidas com outros fotógrafos

Pode parecer óbvio mas muita agente morre de medo de ouvir críticas do seu trabalho. Encare elas e absorva como aprendizado para continuar sempre evoluindo.

10. Esteja sempre preparado

Nunca se sabe quando você vai ter a oportunidade de fazer o melhor click da sua vida, tenha sua câmera sempre à mão para não correr esse risco.

Bom pessoal essas foram só mais algumas dicas para vocês melhorarem o seu trabalho de fotografia, algumas muito básicas porém que muita gente deixa de fazer e decidimos colocar de um jeito mais simples para reforçar a memória. Espero que tenham gostado e até o próximo tutorial!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>