Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Como realçar o brilho dos olhos no Lightroom

Como realçar o brilho dos olhos no Lightroom

header_beforeandafterlightroom

Oi pessoal do Lightroom Brasil, tudo bem?Sabe aquele retrato que ficou bacana mas ficou alguma coisa faltando no olhar ou olhos do sujeito fotografado? Normalmente para essa correção temos o costume de usar o pincel de ajuste mas nesse tutorial vamos ensinar uma maneira diferente de tratar e dar um certo destaque para os olhos do seu modelo. Isso deixará a foto com um ar mais natural e ao mesmo tempo dará destaque aos olhos que são a parte mais importante em um retrato. Tudo isso sem deixar aquele olho artificial que tanto vemos em fotografias por aí.

foto-1

ACIMA: repare como os olhos tem um tom muito neutro e precisam ser iluminados um pouco (não um monte – apenas um pouco).

PASSO UM:

A primeira coisa a fazer é selecionar a ferramenta Filtro Radial (na barra de ferramentas logo abaixo do Histograma), agora crie um círculo oval em torno de um dos olhos do seu modelo (como visto aqui). Se preferir dê um zoom na imagem para executar uma seleção mais precisa.

foto-2

Queremos iluminar um pouco o olho, então clique duas vezes na palavra “Efeito” no painel Pincel e ele redefine todos os controles deslizantes para zero. Agora arraste a Exposição para a direita um pouco, como visto aqui (neste ponto, não importa o quão longe você arraste – você será capaz de ajustá-lo depois). No nosso exemplo usei o valor + 0,70, acho que não vamos precisar alterar depois, até porque para esse efeito aconselho usar algum valor entre 0,5 e 1 na exposição.

Por padrão, isso ilumina a área fora da oval (seu rosto, seus cabelos, o fundo, etc) que é exatamente o oposto do que realmente queremos – queremos afetar a área dentro da seleção – no olho – não fora do mesmo.

PASSO DOIS:

Desloque-se para a parte inferior do painel do seu pincel e ative a caixa de verificação “Inverter Máscara” (como mostrado acima), de modo que agora o seu pincel irá afetar a área dentro da oval (o olho) em vez de fora da seleção oval. Agora vamos observar a imagem e ver se o ajuste foi bem feito e se precisamos alterar um pouco mais a exposição do pincel de ajuste criado, qualquer problema poderemos acertar a quantidade certa na próxima etapa.

foto-3

PASSO TRÊS:

Com o pincel de ajuste selecionado use o controle deslizante Exposição e arraste para a esquerda ou direita para escolher a quantidade de brilho que você acha que fica melhor para você (lembre-se – nós só queremos iluminar um pouco). Aqui eu deixei o valor de +0,70 mesmo pois já havia feito o tratamento nessa foto e lembro do valor correto, porém na sua confie nos seus olhos para deixar a foto com o seu estilo de edição.

O próximo passo a fazer é copiar esta oval para o outro olho. Clique com o botão direito do mouse dentro do oval e, quando o menu pop-up aparecer, escolha Duplicar (como mostrado aqui). Isso faz uma cópia da seleção com os ajustes que você já fez e o Lightroom coloca-o diretamente sobre o primeiro oval, por isso não se surpreenda se você ver que o seu ajuste ficou mais “forte”, o olho vai ficar muito mais brilhante, isso significa que deu certo a cópia do ajuste.

foto-4

PASSO QUATRO:

Clique e arraste nesta nova cópia da seleção oval e arraste-a para o outro olho. Lembre-se de ajustar o tamanho da seleção pois os olhos sempre estão um pouco diferentes de tamanho. O melhor disso é que você tem controles separados dos brilhos para ambos os olhos, assim você pode equilibrar melhor o brilho dos olhos do seu modelo, iluminando um bocado mais do que você fez no olho mais próximo da luz. Aqui eu defini a exposição para o oval no olho da esquerda para +1,20, após esse ajuste é bom conferir os dois olhos juntos e quando fiz isso achei melhor por o olho direito num valor um pouco maior com +0,75 de exposição.

O resultado ficou assim:

foto-5

Repare como os olhos ficaram mais bonitos e cheios de vida. A criança fotografada parece mais feliz e o brilho extra nos olhos passa uma sensação muito boa para quem está observando a imagem.

Bom pessoal espero que tenham gostado deste tutorial, não esqueçam de dar um joinha e compartilhar nas suas redes sociais, ficamos por aqui e até o próximo tutorial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>