Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas para fotografar fogos de artifício

Dicas para fotografar fogos de artifício

header_beforeandafterlightroom

E aí pessoal do Lightroom Brasil tudo bem? Bom está chegando o fim de ano e com ele aquela chance maravilhosa de fotografar esse momento lindo. Nesse artigo daremos algumas dicas básicas para você conseguir captar da melhor forma possível sem depois ter que esperar até 2018 para fazer uma foto boa dos fogos. Sem mais delongas então vamos as dicas:

Use o tripé certo:

Use um tripé resistente e um disparador remoto para disparar a câmera e traga uma bateria extra como longas exposições tendem gastá-las rapidamente. É importante um tripé bem fixo, porque ele precisa manter sua câmera estável por vários segundos, sem afundar, inclinar, ou bambolear.

1_epcot_illuminations_2010

Defina seu ISO baixo como 100 ou 200:

Por algumas razões. Primeiro, quanto maior o ISO que você usar, mais ruído você introduzirá em suas imagens, então mantenha-o baixo para evitar isso. Ruído também se estabelece em áreas azuis de imagens e à noite tem um monte de azul para que serem enruidados. Exposições longas também tendem a aumentar o ruído, então se você aumentar o seu ISO você começará a ter um monte de ruído nas fotografias, o que automaticamente acaba com a qualidade delas e vai ser muito difícil você ter uso para uma foto com ISO alto além de ver na sua tela do PC e Internet.

Desligue a redução de ruído de exposição longa.

Esta configuração, enquanto faz um trabalho muito bom de redução de ruído, acrescenta uma complicação extra que você não precisa ao fazer fotos de fogos de artifício. A maneira que essa função funciona é a seguinte, quando você fizer uma exposição de 10 segundos, ele toma um segundo do mesmo cobrindo apenas o preto (o obturador não abre). Em seguida, ele mescla os dois juntos e mistura o espaço em branco nas áreas de sombra do primeiro que é onde tipicamente temos mais ruído. O problema é que os fogos de artifício acontecem tão rápido que você não quer ter que esperar 10 segundos para poder ver sua imagem, reajustar a câmera e clicar novamente. Eu fiz isso uma vez e o meu acidente foi muito frustrante, eu perdi a maioria do show e não obtive os resultados que eu queria porque não havia como rever e corrigir à tempo.

NÃO use a visualização ao vivo se sua câmera o tiver.

Isso vai comer a sua bateria muito rápido. O Live view é realmente para a gravação de vídeo e usando a tela é preciso muita energia por parte da câmera, assim como fazer exposições longas. Salve a bateria para fotografar e configure a foto usando o visor da ocular.

fireworks-at-lake-lanier-islands-sunsetcove

Ajuste sua câmera para o modo Manual.

Defina sua abertura para f5.6 ou f8. Essas aberturas são uma boa base para fogos de artifício como os raios de luz são controladas pelo tamanho da abertura. Fechar mais fará com que as trilhas de luz fiquem mais nítidas, abrindo mais vai torná-los mais ampla e possívelmente muito mais expostos. Faça alguns testes, mas todas as vezes que eu fiz fogos de artifício eu continuo voltando para f8 como minha preferência.

Defina a sua velocidade de obturação entre dois e dez segundos.

Faça um teste antes do show começar e veja se o céu está muito escuro ou muito brilhante e ajuste o tempo de exposição de acordo. Contanto que você estiver sob 30 segundos você pode deixar a câmera fazer todo o trabalho para você. Ou você pode alternar para Bulb e apenas abrir e fechar manualmente quando você sentir que você capturou rajadas de fogos e luz suficientes em uma imagem. Mas cuidado se o tempo de exposição for muito longo pode ser que você precise de um filtro para escurecer a imagem para dar equilíbrio e poder fazer a sua longa exposição sem problemas.

Desligue o foco automático.

Por mais difícil que pareça, desligar o foco automático é muito importante para a sua câmera não ficar perdida tentando focar alguma coisa no escuro. Provavelmente todas as suas fotos sairam fora de foco se você fizer isso. Coloque ele em infinito e faça alguns testes até achar o ponto correto de foco e então desligue tudo que for automático nele e a sua câmera não terá dificuldade nem atraso na hora da exposição.

fireworks-june2013-small-4x6

Faça a sua sessão de fotos no início do show.

Faça todos os seus cliques no início do show, isso irá evitar que a fumaça / neblina que aparece um pouco depois do início da festa. Eventualmente, o céu será preenchido com fumaça e outros poluentes e seu registro não ficará tão bonito.

Bom pessoal do Lightroom Brasil essas são as dicas que damos para você registrar o seu momento mágico da virada, desejamos a todos um feliz ano novo e em 2017 voltamos com muito mais dicas e tutoriais para vocês. Não esqueçam de curtir e compartilhar se tiverem gostado. Até 2017!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>