Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas para fotografar em dias nublados e ao meio-dia

Dicas para fotografar em dias nublados e ao meio-dia

header

Muitos fotógrafos ficam apavorados se tiverem que fotografar nessas condições, mas com essas dicas a seguir você pode usar a iluminação ruim ao seu favor e fazer belas fotos mesmo assim.

Fotógrafos externos dependem muito da luz natural, o que apresenta alguns problemas – para começar, as condições de iluminação mais bonitas cada dia duram apenas algumas horas. Outras vezes, os pores-do-sol serão perdidos por trás do céu nublado, tornando impossível ver uma paisagem no seu melhor. Quando o céu é cinza ou o sol está diretamente acima, pode ser difícil encontrar inspiração para uma fotografia de alta qualidade. Minha esperança com este artigo é ajudar fotógrafos que passam por problemas com fotografia em más condições de iluminação. Se identifica?

w00116

Procurar cores:

A beleza da luz ao pôr do sol e nascer do sol é que esculpe a paisagem com tons saturados – em outras palavras, a iluminação fornece a cor. Quando o céu está nublado, porém, a iluminação natural não oferece os matizes necessários para uma fotografia de cores ricas. Em vez disso, para criar uma imagem colorida, você deve procurar um assunto bem colorido. Com um céu nublado, sua luz será suave. Aproveite esta oportunidade para procurar cores suaves que não seriam visíveis na luz saturada do pôr do sol – roxos e azuis, talvez. Essas cores podem ser muito sutis para aparecer ao pôr do sol ou ao nascer do sol, mas um dia nublado permite que elas brilhem. Depois de uma tempestade, também, é possível tirar belas imagens de cores profundamente saturadas. Mesmo com o mais nebuloso dos céus, uma floresta tropical parecerá sempre vívida e verde – uma receita maravilhosa para um fotógrafo de paisagem. Lembre-se de trazer o seu filtro polarizador!

Isolar Detalhes:

Embora uma paisagem grande possa ficar legal no nascer do sol, algumas fotografias detalhe-orientadas trabalham bem melhor em circunstâncias nebulosas.

Em parte, isso ocorre porque os céus nublados são tão monótonos – as fotos raramente se beneficiam de ter uma bolha sem traços no topo. E mesmo que alguns céus nublados ainda tenham textura nas nuvens, é importante perguntar se estão ajudando a sua composição. Se o céu não é interessante, não adicionará interesse na sua foto.

Num dia nublado, a minha tele-objetiva está quase sempre colada à minha câmara. Isto traz a possibilidade de adicionar da fotografia dos animais selvagens, também – um outro assunto que possa ficar bonito sob uma iluminação fraca. Embora eu tendo a ficar com a fotografia de paisagem quando o céu está cinza, eu tenho o cuidado de ver outros detalhes que possa isolar também.

Squirrel_posing

Foco mais próximo:

Outro tipo de detalhe a ter em mente para os dias cinzentos é o mundo da fotografia macro.

Céus nublados fornecem sombras suaves, o que torna possível para ver as verdadeiras cores e tons de um close-up. Alguns fotógrafos macro preferem usar um flash, é claro, mas as nuvens podem levar a uma luz maravilhosa também.

As cores das cenas macro são naturalmente mais saturadas do que as cenas distantes, uma vez que há pouco neblina atmosférica entre a sua lente eo seu assunto. Aproveite este fato ao procurar objetos vívidos para fotografar – o mundo macro está cheio de cores.

Muitas vezes, após uma tempestade, você será capaz de encontrar gotas de água para fotografar também. Os padrões geométricos das gotas de água são muito bonitos, e são perfeitos para esse tipo de técnica.

necklace of tiny water droplets on plant buds

Exposições longas:

Com um céu nublado, uma questão crucial é que suas fotos vão perder uma sensação de singularidade. Este problema é fácil de corrigir, embora – use um filtro de densidade neutra. Como explicado em nosso guia de filtro de fotografia de paisagem, um filtro de densidade neutra é uma placa escura de vidro que permite usar uma velocidade de obturador longa (multi-segundo), mesmo durante o dia sem estourar a exposição. Se você definir sua câmera para tomar exposições de pré-amanhecer, mesmo em um dia nublado, você pode ser agradavelmente surpreendido com a quantidade de cor em suas fotos.

Converter para preto e branco:

Quando a cor de uma cena é monótona, eu normalmente a removo. Não quero minimizar a importância da fotografia em preto e branco – muitas vezes encontro-a mais eficaz e poética do que a fotografia a cores -, mas muitas das minhas melhores imagens monocromáticas ficariam sem graça coloridas. Com um céu nublado, fotos monocromáticas de alto contraste ainda podem transmitir uma sensação de drama e beleza que seria impossível com as cores opacas da iluminação coberta.

Em parte, isso ocorre porque a fotografia em preto e branco é inerentemente surreal. As pessoas tendem a gostar de fotos da paisagem que mostram o mundo de uma maneira incomum – mais bonita do que eles encontram dia-a-dia. Sunsets, claro, cumprir esta exigência, apresentando paisagens com cores raramente visto. Fotografia monocromática não tem a mesma vivacidade, mas de alto contraste fotos em preto e branco pode se destacar tanto quanto suas contrapartes saturadas.

Talvez seja por isso que a fotografia em preto e branco de alto contraste permanece tão popular no mundo das belas-artes. Essas fotos são simples por natureza, mas podem ser tão atraentes como imagens coloridas.

Vik-640x960
Luz do meio do dia:

Até agora, todas essas técnicas foram sugestões para fotografar em dias nublados. No entanto, um fotógrafo de paisagem também teme o oposto completo: a luz do sol áspera do meio-dia. Tal iluminação não é sombrio como um céu nublado, mas pode ser tão frustrante. Por um lado, torna-se difícil evitar sombras ásperas e destaques brilhantes, potencialmente tornando a sua foto como uma bagunça contrastante. Por outro lado, a iluminação do meio-dia não é particularmente singular – poucas pessoas ficarão impressionadas com uma paisagem em seu estado mais típico. Isso não quer dizer que você deve evitar a fotografia quando o sol está acima, no entanto.

Você só precisa usar os pontos fortes da luz solar áspera para sua vantagem. Pessoalmente, meu primeiro instinto com iluminação do meio-dia é procurar sombras que podem levar a uma composição interessante. Esta técnica pode ser difícil para grandes paisagens, mas funciona bem para fotos detalhadas, orientadas ou cityscapes – sombras podem dar uma personalidade na cena. Tenha em mente que você deseja reter detalhes de destaque, tanto quanto possível, mesmo à custa de escurecer suas sombras. Sinta-se livre para marcar em alguma compensação de exposição negativa – muitas fotos famosas rua foram tiradas no meio do dia, com grande parte da imagem perto do preto.

camel-caravan-morocco-large

Bom pessoal espero que tenham gostado destas dicas e até o próximo tutorial!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>