Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas de Iluminação

Dicas de Iluminação

Header_BeforeandAfterLightroom2

Oi pessoal do Lightroom Brasil tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre o Deus da fotografia, a luz. Sabe aquela foto que tinha tudo para ficar linda e acabou ficando sem graça ou sem dimensão e sem as cores que você queria? Com certeza o problema foi a sua iluminação, a seguir daremos alguma dicas de como aproveitar melhor a iluminação ao seu redor e não perder aquela composição incrível que você teve tanto trabalho para criar.

Fotografia é luz, e na verdade, pode ser definida como a gravação da luz. Iluminação é também uma das coisas mais difíceis de obter direito em uma fotografia. Para fotografar imagens que se destacam no meio de milhões de outras, entender a fonte de luz é fundamental.

Fog of light

A iluminação desempenha um papel importante na captura de cores, tanto como em dar forma e revelar textura em uma imagem. Examinar a luz do dia é uma ótima maneira de entender certas características da luz: o exagero ou a suavidade da fonte, a direção da luz e as cores visíveis.

Mais conhecido como Harshness (Dureza) ou (smooth) suavidade da luz: Luz dura (luz direta) produz cores vivas que se destacam e cria sombras ásperas.

maxresdefault

Já a luz suave (luz difusa) produz tons mais pastelosos e suaviza os detalhes.

Elliott-and-His-Hen-Cover-Image

Direção da luz:

Movendo a fonte de luz em torno de um objeto ou adiciona-se ou tira-se detalhes.

Cor:

As fotografias tendem a levar a maioria dos espectadores a certos sentimentos. Por exemplo, as cores mais macias muitas vezes criam uma sensação mais calma. A força e o ângulo da fonte de luz determinam se você terá cores vivas ou mais suaves.

Agora abaixo vou passar para vocês cinco dicas que exploram a fonte de luz e suas características.

A temperatura de cor é uma característica da luz visível. É medida em graus Kelvin (K). Amarelo a vermelho são chamados cores quentes e têm temperaturas mais baixas (isto é, 2.700-3.000 K). Cores como azul e branco têm temperaturas mais elevadas e são chamadas de fria? (Ao contrário mesmo)!

O sol é a fonte de toda a luz do dia. A iluminação exterior oferece todos os tipos de luz, provenientes de várias direções. A filmagem durante diferentes horas do dia permitirá capturar diferentes tons, cores e efeitos de luz.

Não perca as primeiras horas da manhã. Esse é o melhor momento do dia para capturar grandes tons. O sol traz matizes azuis nas horas da manhã e cria um efeito nítido. Em um dia nublado, você encontrará cores mais suaves e luz difusa (luz suave).

Quando a luz é distribuída uniformemente, você obterá cores mais naturais. As cores neutras podem tirar algumas das definições ou detalhes ásperos.

A luz do meio-dia cria é áspera (luz dura) e produz imagens com sombras. De tarde oferece tons mais quentes com vermelhos e amarelos. Em torno do nascer do sol ou do por do sol, você tem uma luz equilibrada e agradável. Pôr-do-sol põr para obter laranjas ou tons cor-de-rosa.

O tempo mais brilhante do dia produz uma fonte de luz muito forte. Por exemplo, imagens tomadas ao meio-dia têm cores fortes que se destacam. Este tipo de luz é usado para contraste, pois cria mais sombra.

Um dia nublado reflete menos luz e produz luz suave difusa. Ela espalhará a luz uniformemente e não lançará sombras fortes. Ao fotografar o mesmo assunto a partir de ângulos diferentes, você adiciona ou remove sombras na composição. Isso também é verdade se você mover sua fonte de luz em torno de seu assunto.

ba4a3a3c1df6778d9596f0ea543687b9

É claro, é mais fácil mover a fonte de luz em um ambiente de estúdio, mas tenha em mente que se você fotografar em diferentes momentos do dia, você terá o mesmo efeito.

O Flash:

Por mais que muita gente pense que o Flash só serve para a noite ou quando temos pouca iluminação comece isso não é verdade. Ele pode ser uma grande adição em qualquer tipo de luz quando você precisa preencher sombras. Usar o flash ao ar livre é uma forma eficaz de gravar cores reais e mais detalhes de uma cena. Por exemplo, se você tem um tema em movimento na frente de um pôr do sol colorido, você pode definir o seu modo de flash para sincronização lenta e obter todos os detalhes.

maxresdefault (1)

Fotografia é uma arte que requer boa técnica e prática. A iluminação é uma parte importante da fotografia, e quando você aprender a usar a luz natural para sua vantagem você definitivamente terá todo potencial para se tornar um mestre na fotografia.

E aí e você qual dica de iluminação gostaria de compartilhar com a gente? Não esqueça de compartilhar se tiverem gostado e até o próximo artigo!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>