Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas de Composição Para Fotos ao Ar Livre

Dicas de Composição Para Fotos ao Ar Livre

composicao-header

A composição é o coração da foto. A composição leva à obra de arte que parte da inspiração. Inspiração começa quando você desconecta com as lutas interiores da vida cotidiana e liberta-se para experimentar o mundo ao seu redor. Verdadeiramente estar no momento e experimentar a natureza liga você com tudo ao seu redor.

Pode soar como meditação, mas a consciência de seu ambiente sem interferência de pensamentos externos limpa a mente e afia seus sentidos. As imagens aparecem onde você não as viu antes. Os elementos começam a se alinhar e a arte emerge. Caminhe em uma área que você gostaria de fotografar.Em vez de configurar a câmera e fotografar. Sente-se, espere e relaxe. Fique quieto e sinta o momento.Muito calmamente fique consciente da natureza à sua volta.Os nativos americanos chamam isto de “caça silenciosa.” A natureza falará com você, mas você deve estar quieto. A natureza fala suavemente. Se você é paciente, a natureza se revelará a você. E imagens incríveis aparecerão. Muitas vezes que eu entrei na floresta com a câmera na mão e não encontrei nada que eu queria fotografar. Poderia ser que eu não estava pronto ou a natureza não queria revelar-se. Talvez ela não se sentisse fotogênica naquele dia. Outros dias, as cenas aparecem como se por mágica.

Portanto, não fique desapontado se você não consegue encontrar nada para fotografar em um dia qualquer. Use esse tempo para explorar a área para futuras oportunidades e aproveite para curtir que você tem a chance de estar ao ar livre. Tome isso como uma oportunidade para planejar planos futuros. Nesses momentos, pense: “E se a luz viesse de uma direção diferente?” Voltando no início da manhã ou no final da tarde pode produzir uma imagem melhor. As estações mudam a paisagem. Talvez no outono, com a folhagem em cores brilhantes, ou inverno com um orvalho e o sol em outra posição fique melhor, nunca se sabe. O mesmo lugar nunca é o mesmo duas vezes. Não se apresse ao procurar “aquela” imagem. Passar o tempo na natureza é uma alegria por si só. Se você não encontrar nada para clicar, o puro prazer de ser estar livre já vale a experiência.

landscape-men-alone-sea-evening-beauty-nature-photography-hd-wallpaper

Gostaria de abordar dois elementos, que quando incorporados em uma imagem, criam uma sensação de profundidade. Profundidade, em qualquer obra de arte, é uma criação de ilusão. Ela cria a impressão de que as duas dimensões se tornam três.
Qualquer foto que se centre sobre o assunto principal com a exclusão de seu ambiente torna-se um tiro estático do assunto. Apenas mais uma imagem estática. Nosso objetivo é criar arte.

Por exemplo, um farol quando fotografado no centro da foto, é um instantâneo. Certos elementos do ambiente devem ser incluídos na foto para dar uma sensação para o tamanho do farol, ou produzir uma emoção sobre o farol. O mesmo conceito se aplica às montanhas, cachoeiras, pôr-do-sol e nascer do sol.

Lighthouse-in-the-storm

Duas técnicas que abordaremos neste artigo são enquadramento e primeiro plano. Enquadramento, quando feito corretamente, ajuda a definir o assunto principal. O enquadramento dá a perspectiva da fotografia. Ele destaca o tema dando ao espectador uma nova ou mais interessante maneira de olhar para o assunto. Talvez o assunto tenha sido fotografado mil vezes, mas enquadrando corretamente a imagem, o espectador pode ver a imagem através de uma perspectiva diferente. Essa visão única produz o fator “UAU”.

Então recue e olhe ao redor. Existe algo que poderia ser adicionado à foto que iria enquadrar o assunto de uma forma única? Um arco, portão ou ramo de árvore que iria adicionar à imagem acabada e enquadrar o assunto principal.

DOLPHINS-640x480
Pode demorar um pouco a exploração, mas uma oportunidade de enquadramento existe em algum lugar e você só tem que percebê-lo. Na maioria dos casos, os fotógrafos que fotografaram esta cena antes de você provavelmente não se preocuparam em tomar o tempo necessário para encontrar este ponto de vista distinto. Esteja preparado para gastar um pouco de tempo em busca do elemento de enquadramento que faz a sua imagem ser única. Quando você encontrá-lo, valerá a pena o esforço.

Uma segunda técnica útil na criação de imagens de sucesso é incluir o primeiro plano na imagem. A adição do primeiro plano acrescenta profundidade à foto, dando um ponto de referência para o seu assunto. O primeiro plano leva o olho para o assunto principal. Muitas vezes, incluir o primeiro plano pode significar que você terá que abaixar o tripé mais perto do chão. Se não estiver usando um tripé, então você pode querer se ajoelhar ou deitar no chão. Simplesmente abaixando a câmera, mais do que o primeiro plano que entrará na imagem.

Ao incluir mais do primeiro plano, eu também sugeriria usar uma abertura menor. A abertura menor aumenta a clareza da imagem em toda a imagem, adicionando profundidade de campo. Muitas câmeras DSLR têm um botão de visualização que permite ao fotógrafo uma oportunidade de ver o que a imagem acabada será semelhante antes de apertar o obturador. É sempre bom ter uma lista de verificação antes de fotografar, e não se esqueça de usá-la.

Bom pessoal aqui foi algumas dicas que acho que podem ajudar de uma maneira mais subjetiva a vocês e espero que encontrem o seu click perfeito no seu lugar preferido após adquirir esse conhecimento. Curtam e compartilhem se tiverem gostado, aqui é o Caio Carvalho do Lightroom Brasil e fico por aqui. Até o próximo artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>