Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Workflow de Correção de Pele em Idosos

Workflow de Correção de Pele em Idosos

Header_BeforeandAfterLightroom3
Oi pessoal do Lightroom Brasil tudo bem? Outro dia fiz um post no nosso grupo do Facebook se alguém tinha interesse em acompanhar o workflow de um tratamento que fiz em uma foto de uma pessoa idosa. Demorou um pouquinho mas aqui segue o passo a passo de como foi feita a edição e que servirá como ponto de partida para você tratar fotos de pessoas idosas para ajustar tons de pele e aplicar alguns essenciais para esse tipo de fotografia.

Vamos por a mão na massa então e observem o exemplo:

foto1

Primeiramente vamos ajustar o balanço de branco com o conta gotas e clicar em algum local neutro da imagem (cinza claro de preferência). Agora que isso foi feito vamos para o nosso pincel de ajuste ou aperte a tecla K do seu teclado. Crie um novo pincel e vamos aplicar uma máscara em todo o rosto da modelo fotografada deixando sem pincel nas partes onde temos mais contraste (olhos, boca, ponta do nariz e qualquer outro local do rosto que não será aplicado o pincel de correção de pele), confiram o print abaixo para ver como fiz, repare que por ser uma pessoa idosa não podemos tirar demais as marcas da idade pois pode deixar a pessoa muito fora da realidade e o cliente não gostar, então deixei várias partes de contraste do rosto sem o pincel.

FOTO 2

Para acelerar o processo faça isso: Pinte toda a pele e após segure o botão “Alt” e va subtraindo onde você quer retirar a máscara do pincel.

Agora faça esses parâmetros no pincel:

FOTO 3

Agora que arrumamos os pequenos detalhes na pele é hora de ir pro poderoso painel HSL e na parte de Luminância vamos ajustar os tons de vermelho, laranja e amarelo até conseguir equilibrar toda a pele dela o máximo possível. Para isso use o recurso “Ajustar Luminância Arrastando na Foto” que fica do lado esquerdo da palavra Luminância, agora é só clicar onde está mais escuro na pele dela e ir aumentando e diminuindo onde esta mais claro até conseguir um equilíbrio. Aproveite também para fazer o mesmo com a Saturação. O resultado ficou assim:

FOTO 4

Ela fica um pouco branca demais, mas não tem importância porque após conseguido o equilíbrio podemos aplicar um pouco de temperatura, saturação e vibração para dar um tom mais quente a pele.

O próximo passo é fazer o processo para retirar manchas, clarear os dentes e os olhos, porém esse passo já foi feito em outros tutoriais e se você ainda não aprendeu é só procurar nos nossos artigos que você encontrará como fazer, basicamente criemos dois pincéis de ajuste para isso e aumentamos o brilho e tiramos um pouco da saturação para tirar o amarelado e/ou vermelho dos olhos.

Nossa imagem agora está assim após mais alguns ajustes no painel básico de ajuste.

FOTO 5

Agora para os toques finais vamos fazer pequenos retoques onde a imagem está mais escura e no pescoço dela onde ficou uma parte muito vermelha, para isso a única maneira é criando pincéis de ajuste localizados para ambas as funções.

Primeiro vamos criar um pincel com um fluxo e densidade menor e pintar as partes muito claras da pele dela e diminuir um pouco dessa exposição, muito cuidado aqui se exagerar vai estragar a pele ficando preto no local, repare como eu fiz abaixo, como fica bem sutil a máscara com o fluxo e densidade menoresE agora tiramos um pouco de saturação da testa e pescoço para remover o excesso de vermelhidão da pele, as configurações usadas no pincel estão na imagem:

foto 7

Agora para o toque final mais uma mexida no painel básico para compensar os outros ajustes feitos e criamos um pincel de ajuste no cabelo dela para dar mais contraste e vivacidade e o para finalizar vamor ao painel detalhe e aplicamos Nitidez e Luminância, como a imagem que usei estava em JPG não quis mexer muito nessa parte mas se você tiver fotografado em RAW use e abuse que aqui a sua foto vai ganhar toda a nitidez perdida durante o processo da edição. Ajuste com a máscara de nitidez até chegar no ponto que quiser, se não sabe como temos também um artigo explicando como usar essa ferramenta do LR.

E o resultado final ficou assim:

Foto 8 foto 9

Bom pessoal, promessa dada é promessa cumprida. Aqui é o Caio Carvalho do Lightroom Brasil e espero que tenham gostado de aprender como foi feita essa edição, não esqueça de compartilhar e curtir se tiverem gostado. Se quiserem novos Workflows de edição mandem as suas sugestões no nosso Grupo ou Página do Facebook Lightroom Brasil que analisaremos. Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>