Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Como Usar o Módulo Mapa do Lightroom

Como Usar o Módulo Mapa do Lightroom

Header_BeforeandAfterLightroom
Oi pessoal do Lightroom Brasil tudo bem? Por acaso você usa todos os módulos do seu Lightroom? Bom por incrível que pareça todos tem uma função importante e/ou útil e esse é mais uma daquelas funções que pode facilitar a vida de muita gente, principalmente se você é um fotógrafo que viaja muito e tira fotos em muitos lugares diferentes e não tem tempo de organizar todas as suas pastas e memories cards separados por local que você já foi.

Imagine um fotógrafo que tem 50 mil fotos no PC tiradas em mais de 50 países diferentes? Após algum tempo pode ficar difícil saber onde cada foto foi tirada e para isso e outras razões exite o módulo de mapa do Lightroom.

Se você quiser Organizar suas imagens usando o módulo Mapa, mas você não tem coordenadas de GPS embutidas na sua câmera, nada errada em usar o GPS da câmera mas você precisa fazer isso no local e na hora da foto e isso além de tomar um pouco de bateria preciosa que numa viagem pode ser crucial mantê-la co o máximo de carga possível.

Neste método (a maneira manual), você pode fazer isso depois da foto, mesmo sem ter qualquer informação de GPS na sua câmera ou no arquivo, e é tão fácil como pesquisar um endereço no mapa do Goggle, as vezes é até mais fácil porquee você lembra do lugar que visitou e fotografou e ver no mapa vai ser bem fácil, além disso você pode marcar pontos turísticos em vez da esquina do morro ao lado que você estava quando fotografou.

Veja como é feito:

PASSO UM:

No modo revelação selecione a imagem que deseja adicionar ao Mapa e tente lembrar o lugar exato onde tirou a foto. Nome do local, pontos turísticos próximos, tudo isso ajuda.

Olhem a imagem:

foto 1

Foto: Caio Carvalho

PASSO DOIS:

Clique no módulo Mapa e, no canto superior direito, você verá um campo de pesquisa, Digite o local onde fez a foto (não a localização do GPS – apenas o local de pesquisa do Google), por exemplo, tirei essa foto na Praia do Matadeiro em Florianópolis na cidade onde vivo, então eu digitei Praia do Matadeiro, Florianópolis Brasil.

foto 2

PASSO TRÊS:

Pressione a tecla Enter, e você verá esse ponto no mapa (como visto cima).

Se você apenas quis etiquetar esta foto com “Matadeiro, Florianópolis” você pode arrastá-la exatamente onde tirou e solte o botão do mouse ao chegar no ponto certo.

O problema é que eu quero que ele apareça exatamente onde eu tirei o click, não apenas algum local genérico na Praia do Matadeiro (embora a praia seja inteiramente linda).

Lembro-me que estava numa ilhota que tem ao lado da praia que da uma vista panorâmica e então marquei ali, exatamente onde estava sentado com a minha câmera no mapa.

Outra maneira de fazer se você souber a localização exata (só de olhar para o mapa, como eu fiz), clique com o botão direito do mouse nessa área e um menu pop-up aparecerá com “Adicionar Coordenadas GPS à Foto Selecionada” acima). Escolha isso e ele incorpora dados exatos de GPS na imagem.

foto 4

Ao fazer isso, ele adiciona uma etiqueta amarela ao mapa e, se você clicar nele, você verá que sua imagem foi adicionada ao mapa.

PASSO quatro:

Se você tiver mais imagens que foram tiradas nesse mesmo local e deseja adicionar as coordenadas de GPS nelas, basta selecioná-las embaixo e arrastá-las e soltá-las para o mesmo pino amarelo no mapa e adicioná-las.

Nota: o pino fica laranja quando você está bem sobre ele, e você verá o pequeno sinal verde “Adicionar” mais aparecendo no canto inferior direito do seu cursor.

Passo Cinco:

Agora, quando você clica nesse pino, ele traz uma pré-visualização com todas as suas imagens marcadas com esse local exato (aqui eu arrastei mais 10 imagens para essa tag). Você pode percorrer as visualizações de todos eles clicando nos botões de seta em ambos os lados da visualização pop-up.

foto 3

Bom pessoal, aqui é o Caio Carvalho do Lightroom Brasil e espero que tenham gostado deste artigo ensinando a você como se aproveitar do Módulo de Mapa no seu Lightroom.

Não esqueça de curtir e compartilhar se tiverem gostado e até o próximo tutorial!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>