Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Duas Ferramentas Escondidas no Lightroom

Duas Ferramentas Escondidas no Lightroom

Header_BeforeandAfterLightroom

E aí pessoal do Lightroom Brasil, tudo bem? Hoje vou ensinar alguns truques novos que aprendi no Lightroom e que podem ser usados em diversas situações e pode te ajudar bastante para acelerar o workflow das suas edições e dar um tom mais criativo as suas imagens, então vamos lá as dicas:

Mesma exposição para várias imagens:

Observe a imagem abaixo:

foto 1

Vejam que uma já foi editada e está com a exposição correta, porém todas as outras precisam ser ajustadas. Agora se imagine numa situação onde 400 fotos foram tiradas com uma exposição um pouco errada e você queria fazer o ajuste em todas elas, seria um saco não é mesmo? Poderíamos também usar a ferramenta de sincronização, mas ela só vai colocar os mesmos parâmetros em todas as fotos que selecionarmos o que pode não funcionar para muitas das imagens e dar uma dor de cabeça maior ainda para consertar.

Mas nem tudo está perdido, preste atenção como conseguir deixar todas as fotos com a mesma exposição sem precisar se preocupar se mesmo após a sincronização todas ficaram diferentes.

foto 2

No modo revelação, abra a foto que você quer editar (o seu ponto de partida) e faça todas as alterações até chegar na exposição que você quer.

Agora volte para o modo Biblioteca e selecione todas as fotos que foram tiradas e precisam da exposição corrigida.

foto 3

Para fazer isso selecione a primeira depois segure a tecla “shift” e selecione a última, caso não estejam todas próximas e queira pular alguma selecione segurando a tecla “control”.

Agora voltando ao painel Revelação confira se todas estão selecionadas:

foto 4

Certifique-se que a foto principal a ser editada ainda é a que você editou antes de selecionar todas pois quando vamos fazer a seleção as vezes o lightroom pode selecionar outra para editar. Você pode também fazer a seleção inteira no modo Revelação só que a visualização para mim fica mais fácil no modo Biblioteca.

Agora na aba Configurações selecione “Corresponder total de exposições” ou seguro o atalho “control” + “shift” + “M” e deixe o Lightroom ajustar todas as exposições para você.

Foto 5

Esse atalho pode ser bastante útil para quem não quer usar o painel cheio de opções da Sincronização e precisa de agilidade do fluxo de trabalho.

 

Bom a segunda dica que quero dar para você é uma para usar com a sua ferramenta de remoção de manchas. As vezes queremos tirar objetos difíceis da cena mas para isso precisamos de criar vários pontos de remoção de mancha observem o exemplo:

foto 7

Queria remover essa placa mas só com uma remoção de manchas vai ser complicado, e quando criamos alguma e vamos fazer uma nova a primeira atrapalha e não conseguimos selecionar direito para fazer o serviço.

foto 8

Reparem que criamos a primeira mas a segunda fica por cima dela e atrapalha e não conseguimos mais fazer a remoção de toda a placa. Mas logo abaixo onde está escrito Sobreposição de Ferramentas mudaremos de modo Automático que é o padrão para: Nunca

foto antes da 9

Agora você pode fazer quantas remoção de manchas quiser e precisar sem ficar enlouquecendo com o Lightroom selecionando as que você já tinha feito, porém tem um probleminha, para você escolher a área a ser carimbada terá que voltar pro modo Automático mas quase sempre o Lightroom acerta o ponto para você.

Após muitas removidas de mancha a imagem sem a placa ficou assim:

foto 9

Sei que não está 100% perfeito, fiz só mesmo para vocês aprenderem essa característica da ferramenta remoção de manchas que está um pouco escondida no Lightroom.

Bom galera é isso aí, espero que vocês tenham gostado dessas duas dicas que podem te ajudar a evitar de ir pro Photoshop toda hora que quiser remover algo mais difícil da sua imagem e para consertar a exposição de diversas imagens de uma só vez.

Se tiver curtido dá aí o seu joinha para gente e compartilhe nas suas redes sociais. Aqui quem fala é o Caio Carvalho do Lightroom Brasil e nos vemos num próximo tutorial!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>