Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas para Fotografia de Texturas

Dicas para Fotografia de Texturas

Header_BeforeandAfterLightroom8

Olá galera do Lightroom Brasil tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre a importância e beleza ada tetxtura na fotografia. Uma composição eficaz é uma grande parte na produção de fotos interessantes de texturas. Não seria possível em apenas um artigo realizar uma revisão exaustiva de tudo que envolve a sua composição em alguns parágrafos curtos. Mas em vez disso, falaremos sobre três aspectos da composição que tendem a ser especialmente importantes na fotografia de textura e aqui serão cobertos: contraste, curvas e padrões.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Preste atenção a estes três aspectos da composição e isso pode definitivamente fazer suas fotos de textura brilharem. Então, vamos dar uma olhada.

O PAPEL DO CONTRASTE NA COMPOSICAO

Existem dois tipos principais de contraste. O primeiro é o contraste tonal. O segundo é o contraste da cor. Ambas as formas de contraste podem ser usadas efetivamente com imagens de textura. Existem também dois métodos básicos para usar contraste com fotos de textura. Uma maneira de usar o contraste está dentro da própria textura.

O ponto chave é que o contraste realça o detalhe na textura e faz-lhe o destaque. Conseqüentemente, um dos truques para criar uma fotografia interessante é começar com objetos que têm um bom contraste. Isso não deve ser muito desafiador, pois há muitos desses objetos em toda parte. Um exemplo é uma formação rochosa com camadas multicoloridas ou um pedaço de pano.

A segunda abordagem para utilizar contraste é selecionar um fundo que contrasta com a área de textura que está servindo como centro de interesse. Quando isso é feito, a área texturizada vai se destacar e vai atrair o interesse dos espectadores da imagem.

pexels-photo-29519

Como resultado, o objetivo com este método é localizar objetos que contrastem em tom ou cor com seus fundos. Um indivíduo de vermelho que escala uma parede de pedras enorme é um bom exemplo de um objeto que trabalharia bem com este método.

Então, se você quiser criar imagens de textura atraentes, uma boa maneira de começar é encontrar um objeto com um bom contraste; Em seguida, ilumine-o com luz lateral.

CURVAS E TEXTURAS

A textura pode muitas vezes ter a forma de curvas. Estas curvas podem ser muito eficazmente utilizadas para fins de composição. Quando este é o caso, as curvas tendem a cair em uma das duas categorias: curvas de liderança e curvas não-líderes. O objetivo de liderar curvas é direcionar o olho de um espectador. Geralmente, as curvas principais dirigem a atenção do espectador para o centro de interesse da imagem. O centro de interesse é reforçado como resultado.

As curvas nas pétalas das flores que apontam para o centro da flor são um exemplo deste uso das curvas.

Curvas não-líderes não levam os olhos do espectador para o centro de interesse. O papel que este tipo de curva serve é diferente na medida em que as curvas funcionam para adicionar conteúdo emocional ou informacional a uma foto de textura. Basta olhar para os padrões formados por samambaias para ver um bom exemplo de curvas não-líderes. Ao utilizá-las, é muito importante usar as curvas que trabalhem em harmonia com o resto de uma imagem para comunicar o ponto principal da imagem.

WPQ7Z55Z

PADRÕES

Padrões são muitas vezes muito eficazes para atrair o interesse das pessoas. Por outro lado, a atenção do espectador pode rapidamente desaparecer se o padrão for demasiado simples. Portanto, é necessário ser um pouco mais engenhoso ao usar padrões se quisermos manter o interesse do espectador por mais tempo. Existem duas abordagens para usar padrões de textura que podem criar padrões mais fascinantes.

As abordagens são padrões múltiplos e quebrando o padrão. A primeira abordagem é usar dois ou mais padrões na mesma imagem. No entanto, os padrões devem ser usados ​​de uma forma que reforce ambos os padrões. Um exemplo seria um close-up de uma flor onde o padrão da textura do centro da flor é combinado com o padrão da textura das pétalas.

pexels-photo-342001

A outra opção é quebrar o padrão de textura. Isso geralmente é feito colocando um objeto no padrão. Uma única rocha em um campo de trevo é um bom exemplo de quebrar um padrão. A imagem deve ser composta para que o objeto inserido melhore a composição.

Uma maneira que isso pode ser feito é aplicar uma regra de composição (como a regra dos terços ou o triângulo dourado) ao colocar o objeto.

photo-1442406964439-e46ab8eff7c4

As informações contidas neste artigo fornecem uma boa base para criar fotos de textura, mas é apenas o começo. Há muito mais informações disponíveis sobre este grande campo da fotografia. Lembre-se sempre, quanto mais você domina, melhor suas imagens se tornam e maior a sua chance de se destacar. Então não pare os estudos por aqui e sempre tente melhorar aprender mais.

Espero que tenham gostado dessas dicas e até o próximo tutorial pessoal, não se esqueçam de curtir e compartilhar se tiverem gostado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>