Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Não Tenha Medo de Usar ISOs Altos

Não Tenha Medo de Usar ISOs Altos

8

Tutoriais de fotografia estão se tornando cada vez mais abundantes. Toda essa informação pode ser uma coisa boa, mas também pode criar problemas, pois às vezes tem o efeito mágico de transformar a opinião de uma pessoa para fato ao longo do tempo. Leia sobre fotografia digital e você vai encontrar o conselho ‘padrão’ que algumas pessoas dão. E ao longo do tempo, isso se repete até que ele se torna parte da sabedoria convencional sobre fotografia.

Um desses mitos é em relação ao ISO. O conselho usual é usar o ISO mais baixo possível quando tirar uma foto. Há uma boa razão para isso, como a qualidade da imagem que é sempre maior em ISOs inferiores do que os mais elevados. Mas, o que os autores não mencionam é que a qualidade em ISOs elevados de muitas DSLRs modernas agora funcionam muito bem certamente.

ISO 3200

ISOs altos, especialmente se combinado com lentes prime, permitem que você tire fotos com uma câmera de mão em condições de pouca luz, quando a qualidade da luz pode ser baixa para os assuntos. Aprenda a testar um ISO alto. Use sempre que a luz estiver fraca. Dependendo também da câmera que você tem, mas você pode se surpreender como pouco ruído existe em configurações ISO como 1600, 3200 e 6400, especialmente se você seguir as dicas apresentadas mais adiante neste artigo.

Existem vários fatores que tornam as configurações ISO mais altas utilizáveis ​​em câmeras digitais recentes:

eos-5d-mark-iv-sample-image_1417

ISO 3200

Tecnologia de sensores e redução de ruído.

Por exemplo, as câmeras mais recentes usam processadores que são mais rápidos e mais potentes que as versões anteriores, e uma das vantagens disso é reduz o ruído quando você usa o formato JPEG (se usar RAW, a redução de ruído é realizada por Seu software de processamento RAW em vez disso).

Tamanho do sensor.

Se você tem uma câmera full-frame, ela produz imagens com menos ruído em ISOs mais altas do que as câmeras com sensores APS-C. Mas tem câmeras crops hoje em dia que são melhores que muitas Full-Frames antigas então …

Softwares Modernos.

Os algoritmos de redução de ruído nas últimas versões do Lightroom e do Adobe Photoshop funcionam surpreendentemente bem. Como o software de processamento RAW fica melhor ao longo dos anos, o mesmo acontece com a função de redução de ruído.

3200

ISO 3200

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar o excesso de ruído em ISOs elevados. Estes são aplicáveis ​​independentemente da configuração ISO que você estiver usando, mas a melhoria na qualidade é mais perceptível em ISOs elevados do que os baixos.

Exponha para a direita.

Isso requer que você defina uma exposição que forneça um histograma que se incline todo o caminho para a direita (luz) mas sem cruzar o lado direito do gráfico. Em outras palavras, sem realces estourados.Esta técnica funciona bem em condições de baixo contraste quando o intervalo de brilho da cena é menor que o intervalo de brilho que o sensor da câmera é capaz de gravar.As vezes você pode aumentar a exposição até por duas paradas sobre o recomendado pela câmera sem clipping nos realces. Isso é possível graças ao baixo contraste da cena.

Cuidado no pós-processamento.

Se você iluminar uma área de sua foto que é escura, você aumenta os níveis de ruído. Quanto maior for a ISO utilizada, mais evidente será esta. Se você tem áreas escuras em sua imagem, é melhor deixá-las dessa forma. Aliás, você pode fazer áreas claras mais escuras sem aumentar o ruído, e esta é uma das razões que a exposição aliada a técnica certa funciona. Esteja ciente de que você vai ter ruído em céu azul ou preto. O ruído aparece mais em áreas sem muita textura, como o céu.

É também mais pronunciado no canal azul. Se você tirar uma foto em ISO alta e incluir o céu azul ou um céu noturno na imagem, você verá um monte de ruído no céu. Mas você pode criar belas imagens dessa forma, só deve estar ciente de que eles vão conter mais ruído do que as fotos sem o céu.Alternativamente, se você tirar fotos de algo que contém muita textura, como livros ou pele de animais, a textura tem o efeito de obscurecer o ruído. Usando as capacidades de máscara de ruído que a textura tem em uma imagem pode efetivamente aumentar a qualidade de sua fotografia ISO alta quando isso tudo é levado em consideração durante a fase de composição.

80d-mg4652-6400

ISO 6400 em uma Canon 80D (ném é full frame)

Grain e ruído digital pode ser usado como uma ferramenta criativa.

Um pouco de pensamento crítico e você pode ser capaz de visualizar novas formas de enquadrar a sua fotografia para que a textura está em sua posição mais benéfica dentro da imagem. Com o lançamento das câmeras digitais o ruído era tão pronunciado, mesmo em ISOs baixas, que a maioria dos fotógrafos queria reduzir ou eliminá-lo. Mas, agora que o alto desempenho ISO melhorou de forma tão dramática, talvez seja hora de começar a explorar as qualidades estéticas do alto ISO? Por exemplo, as fotos tiradas em ISO 3200 e 6400 na minha Canon 80D e processadas no Lightroom, têm qualidades semelhantes às dos grãos em filmes em algumas partes (principalmente as escuras).

80d-mg4656-16000

ISO 16000 numa Canon 80D

Fotógrafos como Sarah Moon e Robert Farber usaram filmes de alta velocidade e grãos para criar belas e evocativas imagens nos anos setenta. Seus sujeitos incluíam predominantemente retratos e o nu fêminino.  Talvez o dia virá quando um fotógrafo faz sua marca usando alto ISO criativamente a mesma maneira? Seja criativo e comece a experimentar em qualquer DSLR que você tem, você pode descobrir novas maneiras que você pode usar o ruído digital para adicionar drama e até mesmo melhorar suas fotografias.

É isso aí galera aqui é o Caio Carvalho do Lightroom Brasil e espero que tenham gotado deste artigo e até o próximo! Não esqueça de curtir e compartilhar se tiverem gostado.

One comment

  1. Excelente artigo; muito esclarecedor e me deu um norte para minhas fotos com baixa iluminação em equipamento mais antigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>