Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Seu Painel ou Função Favorita do Lightroom Desapareceu? Não se Desespere…

Seu Painel ou Função Favorita do Lightroom Desapareceu? Não se Desespere…

Header_BeforeandAfterLightroom2

Olá pessoal do Lightroom Brasil como vão vocês? Bom um dos problemas mais comuns que vemos no nosso Help Desk do Lightroom é ajudar as pessoas a encontrar algum menu ou algo na interface do Lightroom que desapareceu. Às vezes, é algo pequeno, como um item na barra de ferramentas, e outras vezes pode ser um módulo inteiro. Tudo isso, devemos dizer, esses recursos existem para nos ajudar a personalizar a experiência às nossas necessidades, mas encontrei muitas pessoas que as descobriram por acidente, ou o seu gato pisou numa tecla e o menu nunca mais voltou. Na esperança de que ajude a todos os donos de gatos carentes e outros que perderam o seu precioso menu, eu ofereço as cinco principais coisas que desaparecem e deixam as pessoas preocupadas e como encontrá-las.

Um item na barra de ferramentas (ou toda a barra de ferramentas) sumiu

Isso geralmente afeta o módulo da Biblioteca, pois é onde você encontrará a maioria das ferramentas na Barra de Ferramentas (a faixa de ícones que aparece abaixo das miniaturas e acima da Filmstrip). Como existem tantas ferramentas, você pode controlar quais ferramentas são visíveis e estão escondidas. Clique no triângulo de divulgação voltado para baixo na extremidade direita da barra de ferramentas para ver a lista completa de ferramentas e, em seguida, verifique as que deseja exibir. Lembrando que se você ativar o modo solitário o único menu a ficar aberto será o que você está usando no momento, os outros estarão minimizados mas se quiser sumir com algum é só desmarcar da lista de menu.

foto 1

Se a barra de ferramentas inteira estiver ausente, pressione T para mostrar (e ocultá-la).

Um painel desapareceu

Este é o mais frequentemente ocorrido por acidente. Digamos que o painel Desenvolvimento rápido desapareceu do módulo Biblioteca (conforme mostrado abaixo). Para trazê-lo de volta, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer um dos cabeçalhos do painel abaixo do painel Histograma, e um menu contextual aparecerá. Clique no painel que deseja trazer de volta (ou clique em qualquer que você queira esconder).

foto 2

Os painéis podem ser ocultos em qualquer um dos módulos, bem como na tela Importar. Se faltar um módulo inteiro, clique com o botão direito do mouse no seletor de módulos (canto superior direito) e clique no módulo em falta.

Os pinos de ajuste local foram encerrados

Se você estiver na Escova de Ajuste, Filtro Radial ou Filtro Graduado, e parece que a ferramenta selecionada não está funcionando porque nenhum pino está aparecendo na imagem quando você clica, você provavelmente configurou o controle Mostrar Editar Pinos para nunca. Como isso é possível? A tecla H. Um clique inadvertido na tecla H define que controla para Nunca, e você nunca saberia mesmo. Pressione H para definir o controle como Auto, ou clique no menu suspenso na barra de ferramentas e altere-o para sempre. (A barra de ferramentas está ausente? Veja a primeira dica.)

foto 3

Pastas / Fotos / Coleções não estão no catálogo

Esta é provavelmente a situação mais assustadora que encontro com as pessoas. Nos meus 10 anos de experiência na Lightroom Help Desk, nunca vi uma situação em que o Lightroom perdeu pastas, fotos ou coleções, mas eu vi muitas pessoas abrirem o catálogo errado por engano e assustar. Certifique-se de saber onde o seu catálogo está localizado e configurá-lo como padrão.
Se você não tiver certeza, selecione Arquivo> Abrir recente para ver se há outro catálogo localizado lá. Pior cenário: procure seu computador para todos os arquivos .LRCAT para encontrar todos os catálogos do Lightroom e procure um que foi aberto recentemente.

A barra de menus do Lightroom está faltando

Este pedido de ajuda diminuiu nos últimos anos, mas ainda tenho algumas pessoas em pânico todos os meses que não conseguem fechar o Lightroom porque ele encheu a tela e eles não vêem os botões Minimizar / Maximizar / Fechar ou a Barra de menus ao longo do topo. Tudo o que aconteceu é que o Lightroom está no modo de tela cheia. Você pode percorrer os modos de tela pressionando Shift + F até ver o menu e os botões aparecerem, ou mova o cursor para o topo da tela e o menu deve aparecer. Depois de ver o menu, vá para Janela> Modo de tela> Normal.

foto 4

Bom pessoal espero que tenha ajudado a vocês que estão desesperados que sumiram seus lindos painéis do Lightroom ou para você que quer personalizar melhor a sua experiência no programa. Meu nome é Caio Carvalho e fico por aqui, nos vemos num próximo tutorial!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>