Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » 10 Dicas Para Fotografia em Eventos Noturnos

10 Dicas Para Fotografia em Eventos Noturnos

Header_BeforeandAfterLightroom2

Não há como contornar: fazer fotografia de eventos noturnos é complicado. Festivais, cerimônias, festas e desfiles envolvem ação rápida, condições de iluminação difíceis e ambientes agitados.

Não é de admirar que normalmente as primeiras tentativas de fotografia de eventos noturnos muitas vezes resultam em imagens embaçadas e inutilizáveis. Mas não tenha medo – este artigo irá ajudá-lo a se atualizar ainda mais.

Daremos a seguir 10 dicas complementares para te ajudar nesse tipo de fotografia que exige agilidade, inteligência e muita paciência.

night-wedding-reception

1. Conheça os prós e contras de diferentes tipos de lentes

Em vez de lhe dizer “use uma lente fixa de comprimento focal com uma abertura ampla”, eu quero que você mantenha uma mente aberta para ampliar as lentes. Lentes fixas são a minha primeira escolha para fotografar em eventos noturnos, onde sou livre para me aproximar dos meus assuntos. No entanto, para eventos em que estou confinado ao público ou a seção de imprensa, eu preciso da capacidade de ampliar, enquadrar e isolar assuntos sem me mover muito.

2. Concentre-se na interação da velocidade do obturador, abertura e ISO

Como a criação de uma exposição correta é um ato de equilíbrio entre várias configurações, o próximo passo é focar a interação entre a velocidade do obturador, a abertura e o ISO. Geralmente, você quer que suas imagens de eventos noturnos sejam nítidas; Portanto, faça uma velocidade de obturação rápida sua prioridade quando não estiver usando flash.

Com uma lente fixa, selecione uma abertura larga (tente f / 2.8) e aumente o ISO até que suas imagens de teste registrem uma velocidade de obturador de 1 / 125th ou, de preferência, maior. O disparo muito aberto (ou seja, f / 1,4 ou f / 1,8) resultará em uma focagem automática lenta e você pode perder o momento e a foto. Vá mais alto para evitar esses problemas.

Com uma lente zoom, selecione a abertura disponível mais ampla disponível (ou seja, f / 4.0) e deixe o ISO mais alto. Normalmente, eu seleciono ISO 3200 e tiro algumas fotos de teste de um assunto em movimento. Ou você pode usar um flash para congelar o assunto e aproveita uma velocidade mais lenta para trabalhar com efeitos nas luzes do local.

FZvWXOJ

3. Utilize a luz disponível

Se você não tem muita intimidade com o uso de um flash; prefira os resultados da utilização de luz disponível. É preciso muita habilidade para usar um flash de uma maneira que complementa suas imagens, em vez de prejudicar. Portanto, eu recomendo salvá-lo para um estágio mais recente e mais avançado da sua jornada, ou pelo menos tente várias vezes antes de realizar um trabalho profissional com o flash.

4. Aproxime-se da ação

Fique o mais perto possível sem perturbar os participantes do evento. Não tenha vergonha de se misturar e tirar fotos mais próximas das pessoas, muitas gostam de ser fotografadas e só irão abrir um sorriso se verem que você as está fotografando. Outro problema é que no meio de muitas pessoas a qualquer momento alguém pode passar entre você e o seu assunto portanto quanto mais próximo dele você estiver menor será esse risco.

wedding-photographer-montreal-440_50_2032

5 – Peça aos seus sujeitos que se movam

Nos eventos noturnos, esteja sempre atento a pontos bem iluminados. Escolha um lugar com luz artificial brilhante que possa ser usado para aumentar a velocidade do obturador. Uma vez que encontre o ponto e o assunto de retrato disposto, pergunte se eles seriam gentis o suficiente para ir até o local da luz. Este é o melhor método para capturar belos retratos em eventos noturnos sem flash. Porém tenha muito cuidado para todas as fotos do evento não sairem no mesmo local.

6 – Use o modo de disparo contínuo

Depois de ter setado as suas configurações em combinação com a luz disponível, recomendo que você ajuste a câmera para o modo de disparo contínuo. Expressões faciais e iluminação mudam a cada centésimo de segundo e quanto mais captações maior será a sua chance de conseguir boas imagens.

7. Observe, antecipe e fotografe

62-JAB-Events-Production-Private-Party-Photography-062-1920x1277

Outra técnica é passar o tempo observando o evento. Procure padrões em movimento e pessoas que fariam os melhores retratos. Tente compor o tiro que deseja dentro da sua cabeça. Em seguida, entre na posição e selecione suas configurações. Antecipe também o que é provável que aconteça como fogos, o parabéns, a valsa, enfim não dê bobeira nessas horas. Saiba bem o cronograma do evento que você está cobrindo antes de começar o trabalho.

8. Faça imagens da estrutura do local

Esta é uma técnica valiosa para aumentar o interesse visual e os elementos de narração de histórias em suas imagens de eventos noturnos. Esteja atento às características ambientais, que também podem assumir a forma de outras pessoas, fotografe a mesa de doces, o altar e milhares de outras coisas que podem chamar a atenção para uma lembrança do evento que está cobrindo. A melhor parte dessas fotos é que quase sempre terá uma boa iluminação e o produtor do evento que normalmente está pagando por tudo quer registrado todas aquelas coisas por que ele pagou para ter na sua festa.

9 – Mova e use seus pés

Suas pernas são o seu zoom quando você está usando uma lente de distância focal fixa. Inclua-se na ação. Arrume jeitos criativos para encontrar ângulos interessantes e luz disponível. Mas tome cuidado para não virar uma atração subindo na estrutura da caixa de som e ficando de  cabeça para baixo para tirar uma foto da dança dos noivos (rs).

featured_art_istock

(cuidado com a competição)

10 – Interaja com seus assuntos

Arrume uma maneira sua de se comunicar com as pessoas antes de levantar a sua câmera e bater uma foto. Desta maneira você saberá quem não quer ser fotografado e quem gosta vai ajudar fazendo uma bela pose para você.

Bom pessoal espero que tenham gostado dessas dicas, lembre-se de ser o primeiro a chegar e já deixe sua câmera configurada para o evento. Eu gosto de ir nos dois locais onde vou tirar mais imagens como no palco e na porta do evento (por exemplo) e quando acho as configurações certas salvo nas confiurações de usuário da câmera tendo assim fácil acesso as duas configurações diferentes na hora que eu quiser.

Não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos se tiverem gostado, grande abraço a todos e até as próximas dicas do Lightroom Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>