Home » ARTIGOS » Dicas, Técnicas & Tutoriais » Dicas Para dar Sensação de Movimento as Suas Imagens (Panning)

Dicas Para dar Sensação de Movimento as Suas Imagens (Panning)

Header_BeforeandAfterLightroom

Está procurando um jeito de diferenciar as suas fotos e dar movimento nelas mas não está certo de como? Não procure mais … Em termos simples, a movimento de panning (ou o rastreamento de movimento como algumas pessoas o chamam) é uma técnica em que você segue um assunto em movimento, fotografando com uma velocidade de disparo mais lenta para criar uma sensação de velocidade ou ação. Muito usado em esportes e corridas.

Se for feito corretamente e com um pouco de paciência, você poderá criar algumas imagens incríveis que realmente atraem sua atenção para o assunto e adicione uma nova dimensão às suas fotos.

Dividi estas dicas em algumas categorias as quais creio que são os elementos-chave para uma tentativa bem sucedida de rastrear um assunto em movimento e criar o sentimento de movimento capturando tudo isso em uma só imagem.


Configurações da câmera:

Do ponto de vista técnico, se você estiver tentando isolar seu assunto contra um fundo desfocado, você precisa de uma velocidade de obturador que permita isso. A velocidade do obturador é a parte mais importante para obter os resultados desejados. Se você configurá-lo muito rápido, então é possível que você congele o assunto completamente ou a imagem simplesmente parecerá desfocada e como uma “foto ruim”. Quanto mais lento for a velocidade do obturador, mais chances existem de que a imagem não seja nítida. É muito difícil rastrear um objeto em movimento por 1/4 de segundo e não perder a nitidez.

Eu achei que a melhor velocidade do obturador era 1/8 ou 1/10 no mais lento e cerca de 1/20 no mais rápido. Se você está rastreando um assunto que está se movendo muito rápido, você poderá usar uma velocidade de obturação mais rápida e ainda criar o mesmo efeito.

P1 Scottish Grand Prix of the Sea - Day 2

É importante que você equilibre a exposição corretamente. Ao fotografar com uma velocidade de obturação lenta, você sempre corre o risco de permitir muita luz na câmera e ter uma sobre-exposição à imagem. Aqui é onde o ISO e a abertura entram em jogo: eles não são excessivamente importantes na aparência da imagem, mas eles vão desempenhar um papel para garantir que sua imagem seja exposta corretamente.

Geralmente, levará um par de tentativas para obter suas configurações corretas, mas uma regra geral é quanto mais leve, menor o seu ISO e menor sua abertura (representado por um número / f) maior. O contrário se aplica quando está começando a ficar um pouco escuro: você vai querer aumentar o seu ISO e ampliar sua abertura (número f / menor).

Por exemplo, se fosse bastante brilhante, você pode estar filmando em ISO 100 e f / 16. Se for mais escuro, você pode usar ISO 400 e f / 2.8.

Caso você queira usar uma certa configuração de obturador que seja muito lenta e fique claro demais mesmo com uma abertura maior use um filtro ND para escurecer mais a imagem.

Localização:

Springbank-London-Ontario-Cup-Cycling-Road-Race-Camera-Pan-Photo

Então a câmera está configurada e você está pronto para começar a tirar fotos. Tudo o que você precisa agora é um local. Você pode criar essas imagens praticamente em qualquer lugar, desde que haja algum assunto em movimento e, naturalmente, haverá lugares mais adequados. Provavelmente você vai querer praticar a técnica algumas vezes, então certifique-se de que há um fluxo constante de assuntos que se desloquem ali.

Uma boa idéia é um lugar movimentado onde tem tráfego em todos os lugares como centro de cidades, viadutos, intersecções entre outros. Só cuidado para não ficar sem câmera pois estamos no Brasil e aqui em alguns lugares isso representa um grande risco de perder o equipamento para um ladrão.

Procure por onde haja muita incidência de luzes artificiais em movimento, use de fundo para que possam adicionar raios de luz colorida à imagem, criando ainda mais um sentimento de movimento e ação.

Eu também achei que encontrar um local onde o assunto permanecerá paralelo a você é importante e permite resultados muito melhores. Pense em uma rótula ou intersecção – o assunto está em movimento, mas a distância para você deve permanecer bastante constante, portanto, você provavelmente terá uma imagem mais nítida. Se você estiver rastreando um carro ou uma bicicleta que está se movendo em sua direção, você descobrirá que, durante a exposição, ela se move fora de foco.

1-CACÁ-BUENO-AM-5

Técnica:

Encontrou uma boa localização? A sua câmera está configurada? Perfeito, vamos começar a tirar algumas fotos. Em primeiro lugar, é evidente que, para obter os melhores resultados, você deve fazer um pan com a câmera acompanhando o assunto o mais naturalmente possível. Algumas pessoas preferem usar um monopod e outras acham que segurar a câmera à mão funciona melhor. Eu tenho uma mão bastante firme, então fico feliz sem nenhum acessório.

A técnica que eu uso é bastante simples: vou ficar de olho para um assunto apropriado não seja obstruído por outros carros ou detalhes no primeiro plano, então eu vou assistir a abordagem através do visor na minha câmera. Aqui é onde eu vou ter uma boa indicação da velocidade dos assuntos. Vou tentar e rastreá-lo por alguns segundos com a maior precisão possível antes de soltar o obturador e, em seguida, continuar após a exposição para garantir um movimento suave em toda exposição.

Ao rastrear o assunto, sempre tentarei manter meus braços e pulsos tão estáveis ​​quanto possível e girar com meus quadris – acho que consegue manter tudo muito quieto. Outra boa dica é segurar a respiração até que o movimento tenha sido concluído.

Lentes fixas de 50mm ou 85mm são legais e leves e ajudam a manter a câmera firme. Você pode alcançar esses resultados usando a maioria das distâncias focais, mas, obviamente, depende de quão longe o assunto e da composição que você está procurando.

Essas são algumas dicas para dar um ponto de partida para ese tipo de fotografia. Tenha em mente que qualquer imagem pode precisar de um novo toque ou diferencial para se destacar e não tenha medo de tentar diversas vezes até aperfeiçoar essa técnica que pode render lindas fotos.

Bom pessoal ficamos por aqui e até o próximo tutorial!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>